Interior

Operação Carro-Pipa será retomada em 1º de dezembro em Alagoas

São 40 municípios em situação de emergência; credenciamento dos caminhões acontece ao longo do mês de novembro; confira as datas

03/11/2016 18h39
Operação Carro-Pipa será retomada em 1º de dezembro em Alagoas
Reprodução - Foto: Assessoria

A 'Operação Carro-Pipa' já tem data confirmada para reiniciar os trabalhos no combate à seca, garantindo água de qualidade para o consumo humano e animal em ao menos 40 municípios alagoanos: 1º de dezembro.

De acordo com a Defesa Civil de Alagoas, o credenciamento dos 100 caminhões contratados pelo governo, que irão atuar na ação, vai acontecer ao longo do mês de novembro. A Procuradoria Geral do Estado de Alagoas (PGE) autorizou a atuação da Operação Carro-Pipa, nesta quinta-feira (3), por meio de decreto no Diário Oficial do Estado (DO). A solicitação foi feita pela Defesa Civil com o propósito de cumprir com a situação de emergência, decretada pela baixa intensidade de chuvas, que caiu de forma desordenada e abaixo da média.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, major Moisés Melo, serão 120 dias de Operação, a contar do dia 1º de dezembro, em 40 municípios. Além dos locais beneficiados com a ação, o Exército vem atuando de forma contundente nas áreas necessitadas.

“A operação contará com 100 caminhões e 20 homens para atuarem na fiscalização, suporte e controle da ação. Serão, no mínimo, quatro meses de apoio à população dessas cidades. Os recursos estão assegurados pelo Ministério da Integração, na ordem de R$ 5 milhões e já estão na conta da Defesa Civil,” informa o major.

Datas de credenciamento dos caminhões

De 7 a 11 de novembro - Agência de Modernização da Gestão de Processos (Amgesp) - 8 às 14h

Dia 08/11 - Santana do Ipanema - 8 às 17h

Dia 09/11 – Arapiraca - 8 às 17h

40 municípios em emergência

Foram declarados em situação crítica, caracterizada como Estado de Emergência, os municípios de Água Branca, Arapiraca, Batalha, Belo Monte, Cacimbinhas, Canapi, Carneiros, Coité do Nóia, Craíbas, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Estrela de Alagoas, Girau do Ponciano, Igaci, Igreja Nova, Inhapi, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Lagoa da Canoa e Major Izidoro.

Ainda estão incluídas as cidades de Maravilha, Mata Grande, Minador do Negrão, Monteirópolis, Olho D´Água das Flores, Olho D´Água do Casado, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Pariconha, Poço das Trincheiras, Piranhas, Quebrangulo, Santana do Ipanema, São Braz, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira e Traipu.