Esportes

Santos vence Velo Clube por 6 a 0 e Neymar retorna aos gramados em meio a polêmica com atleta alagoano

Por Tribuna Hoje com agências 16/02/2026 17h05
Santos vence Velo Clube por 6 a 0 e Neymar retorna aos gramados em meio a polêmica com atleta alagoano
Vitória garante Peixe nas quartas de final do Paulistão; zagueiro alagoano protagoniza lances durros e troca de xingamentos com craque - Foto: Reprodução/TNT Sports

O Santos garantiu a classificação para o mata-mata do Paulistão ao vencer o Velo Clube por 6 a 0, na noite deste domingo (15), em partida válida pela oitava e última rodada da primeira fase do estadual. Com o resultado, o Peixe terminou em oitavo lugar com 12 pontos e enfrenta o Novorizontino nas quartas de final, enquanto o Velo Clube confirmou seu rebaixamento.

O jogo também marcou o retorno de Neymar aos gramados, mas não passou sem polêmica. Aos 78 minutos, durante um contra-ataque santista, Neymar recebeu passe de Miguelito e sofreu uma entrada dura do zagueiro alagoano Islan, do Velo Clube. Após o lance, os dois trocaram xingamentos e o defensor recebeu cartão amarelo. Minutos depois, outro lance gerou contato físico e nova discussão, mas sem punição.

O episódio repercutiu nas redes sociais, especialmente após declarações polêmicas feitas pela torcida organizada do Velo Clube durante a semana, que chegaram a direcionar críticas a Neymar. O atacante respondeu nas redes com uma referência à clássica imagem de Adriano Imperador e a frase: “Que Deus perdoe essas pessoas ruins”.

Islan, de 29 anos e natural de Maceió, atuou pelo CSA em 2025, participando da campanha que resultou no rebaixamento do time para a Série D.

O Santos também se manifestou nas redes sociais, provocando o zagueiro: “Neymar tem muitos fãs ao redor do mundo. O camisa 13 do Velo Clube parece ser um deles”. Personalidades esportivas, como o levantador Bruninho e o ex-lateral Léo Moura, comentaram sobre a situação, classificando os lances como exagerados e criticando a atitude de Islan.