Esportes
Paratletas alagoanos conquistam ouro e prata nos JUBs 2025 e elevam nome de Alagoas no cenário nacional
Os paratletas alagoanos Alexandre Júnior e Mendson Santana brilharam na 2ª semana dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2025, realizada entre os dias 12 e 18 de outubro, em Natal (RN). Ambos representaram o Centro Universitário Mário Pontes Jucá (UMJ) e garantiram um desempenho de destaque na natação paradesporto.
Alexandre Júnior encerrou sua participação com um verdadeiro show nas piscinas, conquistando quatro medalhas de ouro — nas provas dos 100m livre, 100m costas, 50m costas e 200m livre — além de uma medalha de prata nos 50m peito. Os resultados o consolidam como um dos grandes nomes da modalidade no cenário universitário.
"É um bom resultado, um ótimo resultado. E que a gente possa estar representando o nosso Estado nessas competições paralímpicas pelo Brasil e pelo mundo", declarou Alexandre em entrevista à Gazetaweb.
O atleta ainda comentou sua recente participação internacional. Em abril deste ano, esteve em Portugal, onde conquistou uma medalha de ouro e outra de prata. Agora, segue treinando para as Paralimpíadas Universitárias, que serão realizadas em São Paulo a partir do dia 29 deste mês.
Já Mendson Santana também se destacou com cinco medalhas de prata (50m livre, 200m livre, 50m borboleta, 50m costas e 50m peito) e uma de bronze nos 100m livre. Sua performance consistente garantiu presença constante no pódio e contribuiu para o excelente desempenho coletivo da delegação alagoana.
Na natação feminina, a atleta olímpica Amanda Morena também obteve resultados expressivos: 7º lugar nos 400m medley, 10º nos 800m livre, 5º nos 200m borboleta, além de dois 9º lugares nos 400m livre e 1500m medley.
Nas quadras, a equipe de futsal masculino da UMJ teve uma campanha sólida, mas acabou eliminada na semifinal após derrota por 3×1 para a equipe da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
O saldo da participação alagoana nos JUBs 2025 foi extremamente positivo. A UMJ se destacou entre mais de 20 instituições de ensino superior de todo o Brasil, reforçando o talento e o potencial dos atletas universitários do estado.
Mais lidas
-
1Abriu o jogo
Whindersson Nunes diz ter repensado sua sexualidade: 'Sou gay'
-
2Nesta terça-feira (9)
Polícia Militar de Alagoas lamenta morte do cabo Lucas Gomes Canabarro
-
3OSCAR ALAGOANO
Nono Oscar Alagoano será entregue no dia 22 de dezembro no Centro de Inovação do Jaraguá
-
4Turismo e economia
Cidade que mais cresce no Nordeste completa 210 anos celebrando expansão imobiliária
-
5Alagoas
Festas e programações de peso atraem turistas, trazem retorno econômico e fomentam a ocupação hoteleira




