Esportes

Risco de rebaixamento à Série D assusta o CSA na última rodada

Time precisa vencer ou empatar na última rodada para não correr perigo de cair

Por Tribuna Independente 27/08/2025 08h50 - Atualizado em 27/08/2025 08h56
Risco de rebaixamento à Série D assusta o CSA na última rodada
CSA vive o drama de poder até se classificar, mas também de ser rebaixado para a Série D de 2026 - Foto: Ascom CSA

Se o CSA empatar nada acontece e o time fica na Série C. Se vencer tem remotas chances de se classificar. Se perder corre sério risco de rebaixamento. O desafio do Azulão na última rodada da primeira fase da terceirona nacional será contra o Brusque neste sábado, às 17h, em Santa Catarina. Para escapar, o time marujo, 14º colocado, com 22 pontos, terá que fazer algo só conquistado uma vez em toda competição. Em 8 jogos longe de Maceió, foi apenas uma vitória com 3 empates e 4 derrotas. O principal objetivo do Azulão é confirmar a permanência. “Temos que ter a sensatez, num momento duro como esse, e entender que o nosso cenário é de fazer o último jogo pra nos manter”, admitiu o técnico Higo Magalhães.

Por mais que seja improvável, o CSA tem chances de assegurar uma vaga entre os oito primeiros times que avançam à próxima fase. Para isso, precisa vencer o Brusque e torcer por quatro combinações de resultados de cinco possíveis.

Empate do Ypiranga (22 pontos) com Figueirense (23 pontos); derrota ou empate do Ituano (oitavo, com 24 pontos) diante do Náutico, em Recife; derrota ou empate do Floresta (nono, com 24 pontos), em casa, diante do São Bernardo; derrota ou empate do Botafogo-PB (décimo, com 23 pontos), que visita o Anápolis e derrota ou empate do Confiança (11º, com 23 pontos), que recebe o Retrô.

“Nossa chance clara de classificação ficou muito remota. A nossa realidade agora é brigar por uma situação de manutenção. Não adianta eu vir falar alguma coisa diferente, até porque nós acreditamos muito na nossa energia pra esse jogo, hoje, porque era uma oportunidade pra nos colocar em condição na última rodada. Nós não fomos felizes pra isso”, destacou Higo.

O zagueiro Betão e o atacante Igor Bahia cumpriram suspensão e voltam contra o Brusque, sábado, em Santa Catariana. Por outro lado, Brayann e Camacho receberam o terceiro amarelo e estão suspensos. Expulso contra a Ponte Preta, Eduardo Biazus também desfalca o CSA na próxima rodada.

O grupo só deve viajar na quinta-feira, e fazer um último treinamento na sexta já no interior de Santa Catarina.

Rodada 19

Ypiranga x Figueirense

Ponte Preta x Londrina

Anápolis x Botafogo-PB

Tombense x Guarani

Floresta x São Bernardo

Maringá x Caxias

Confiança x Retrô

Náutico x Ituano

ABC x Itabaiana

Brusque x CSA