Esportes
Brasil vence primeira com Carlo Ancelotti e se classifica para a Copa do Mundo
Jogando em São Paulo, seleção derrota o Paraguai por 1x0 com gol de Vini Jr

A seleção brasileira garantiu sua classificação para a Copa do Mundo de 2026, que será disputada no México, Canadá e Estados Unidos. O feito foi alcançado na noite desta terça-feira (10), quando o Brasil venceu o Paraguai por 1 a 0, em Itaquera, São Paulo. Este foi o primeiro triunfo da equipe canarinho sob o comando do técnico italiano Carlo Ancelotti.
A vitória em casa levou a seleção brasileira aos 25 pontos nas Eliminatórias Sul-Americanas, assumindo a terceira posição na classificação. Dessa forma, o Brasil não pode mais sair da zona de classificação para o próximo Mundial, restando apenas duas rodadas para o fim da competição.
Após um frustrante empate sem gols com o Equador na partida de estreia de Carlo Ancelotti, o treinador optou por um esquema tático diferente contra o Paraguai. Para um confronto em que contava com o apoio da torcida e enfrentava um adversário conhecido pela solidez defensiva, Ancelotti escolheu uma formação ousada, iniciando o jogo com apenas dois meio-campistas de ofício e quatro atacantes.
Nesse quarteto ofensivo, Gabriel Martinelli ocupou a ponta esquerda, Raphinha jogou aberto pela direita, enquanto Matheus Cunha e Vinicius Júnior atuaram mais centralizados, sem posição fixa, voltando frequentemente para ajudar na criação das jogadas.
A aposta se mostrou acertada, e o Brasil assumiu o controle do jogo desde os primeiros minutos, pressionando a equipe paraguaia e criando boas oportunidades de gol. A primeira surgiu aos 11 minutos, quando Matheus Cunha cruzou rasteiro, mas Vinicius Júnior chegou atrasado e não conseguiu finalizar.
Aos 34 minutos, a seleção quase abriu o placar após uma boa jogada de Martinelli pela esquerda. Ele cruzou para a segunda trave, onde Matheus Cunha, livre de marcação, cabeceou sem direção.
De tanto insistir, o Brasil conseguiu marcar antes do intervalo. Aos 43 minutos, Raphinha arrancou em velocidade pela direita, mas acabou desarmado pela defesa adversária. Matheus Cunha apareceu rapidamente, recuperou a bola, chegou à linha de fundo e cruzou para Vinicius Júnior, que empurrou para as redes.
No segundo tempo, a seleção brasileira continuou criando chances para ampliar a vantagem, com Bruno Guimarães, Raphinha e Gerson levando perigo ao gol paraguaio. No entanto, o adversário conseguiu resistir à pressão e manteve o placar inalterado até o apito final.
Confira os melhores momentos:
Mais lidas
-
1Aumento
Preço do fumo renova esperança dos produtores do Agreste de Alagoas
-
2Na divisa
Tremor de terra é detectado entre as barragens de Xingó e Paulo Afonso
-
331 anos
Policia Militar de Alagoas lamenta falecimento do sargento João Paulo Freitas de Vasconcelos
-
4Sorteio
Sorteio das unidades de residencial na Santa Amélia que seria nesta quinta (12) é adiado
-
5O novo galã de 'Vale Tudo'
Quem é o ator que vive Leonardo, o filho secreto de Odete Roitman?