Esportes
Cidades de Alagoas, Bahia e Sergipe estão entre as menores a já ter um time na Série A do Brasileirão
Está chegando a hora da verdade para Novo Horizonte, cidade do interior de São Paulo que está a um jogo de se tornar uma cidade da primeira divisão do futebol brasileiro. O Novorizontino disputa a última rodada da Série B neste fim de semana dependendo apenas de si para fazer a história e a alegria de seus 38 mil habitantes, respectivamente. O Somos Fanáticos foi atrás para descobrir o tamanho do feito que pode ser alcançado, para alegria dos amantes do futebol dos clubes pequenos pelo Brasil, e descobriu fatos interessantes a respeito.
A última vez de uma cidade pequena na Série A
Novorizontino disputa uma das três vagas restantes na Série A com Mirassol, Ceará e Sport. Se conseguir se manter entre os quatro primeiros ao fim da segunda divisão, um jejum de 40 anos será quebrado. A última vez que um time de cidade com população abaixo dos 60 mil habitantes disputou o Brasileirão foi em 1985. O Villa Nova, de Nova Lima (MG), jogou a edição daquele ano. A cidade na época tinha população de cerca de 53 mil habitantes, conforme o censo da época.
A melhor campanha de um time de cidade pequena no Brasileirão
O IBGE considera pequena toda cidade cuja população não ultrapassa 50 mil habitantes. A população de Jaú, no interior de São Paulo, era um pouco maior do que isso - cerca de 59 mil habitantes -, quando o XV disputou o Brasileirão de 1982. Entre os times de cidade pequena que disputaram o Campeonato Brasileiro, foi o que conseguiu melhor campanha. Terminou em 20º lugar na edição que teve 44 times e acumulou quatro vitórias, seis empates e quatro derrotas em 14 partidas.
O time de cidade pequena que fez mais jogos na primeira divisão
Entre as dez menores cidades a terem um time na Série A, ninguém recebeu mais jogos da elite do futebol brasileiro do que o Itabaiana, de Sergipe. Foram cinco participações na primeira divisão, entre 1974 e 1982. Em 61 partidas, foram 14 vitórias, cinco empates e 42 derrotas. Na última vez que o time da cidade esteve na Série A, a população do município era de 63 mil habitantes.
As 10 menores cidades brasileiras a terem um time na Série A
Se o time da casa conseguir a vaga na primeira divisão, Novo Horizonte se tornará o quinto menor município brasileiro a ter um time na elite. Atualmente, o top-10 é formado por equipes da Região Sul, Sudeste e Nordeste do país. A menor cidade brasileira a já ter tido um time na Série A é Capelas, em Alagoas. O Capelense disputou a Taça Brasil de 1960 numa época em que a cidade tinha aproximadamente 18 mil habitantes, de acordo com os dados do IBGE mais próximos. A campanha foi curta na competição de formato eliminatório: foram dois jogos disputados e duas derrotas.
A lista das menores cidades, a com a população aproximada na época da disputa:
1 - Capela/AL (Capelense, Taça Brasil de 1960) - 19 mil habitantes
2 - Propriá/SE (América, Taça Brasil de 1967) - 23 mil habitantes
3 - Videira/SC (Perdigão, Taça Brasil de 1967) - 24 mil habitantes
4 - Estância/SE (Santa Cruz, Taça Brasil de 1961) - 30 mil habitantes
5 - Catu/BA (Catuense, Brasileiro de 1984) - 52 mil habitantes
6 - Nova Lima/MG (Villa Nova, Brasileiro de 1985) - 53 mil habitantes
7 - Sabará/MG (Siderúrgica, Brasileiro de 1965) - 53 mil habitantes
8 - Cornélio Procópio/PR (Comercial, Brasileiro de 1962) - 54 mil habitantes
9 - Jaú/SP (XV de Jaú, Brasileiro de 1982) - 59 mil habitantes
10 - Itabaiana/SE (Itabaiana, Brasileiro de 1982) - 63 mil habitantes
Sobre o Somos Fanáticos
O Somos Fanáticos é um site especializado em notícias e entretenimento esportivo, focado em fornecer informações de qualidade sobre o futebol europeu, Campeonato Brasileiro da Série A e os principais torneios do mundo. Seus conteúdos são originais e produzidos por uma equipe dedicada, garantindo uma cobertura completa e atualizada.
O site pertence à Better Collective. A Better Collective possui mídias esportivas globais e nacionais com a visão de se tornar o principal grupo de mídia esportiva digital. Estamos em uma missão de entusiasmar os fãs de esportes por meio de conteúdo envolvente e fomentar comunidades apaixonadas no mundo todo. O portfólio inclui diversas marcas, como: HLTV, FUTBIN, Soccernews, Action Network, Playmaker HQ, VegasInsider, Bolavip, Redgol, Torcedores e Somos Fanáticos. Com sede em Copenhague, na Dinamarca, a empresa é duplamente listada na bolsa de valores Nasdaq Stockholm (BETCO) e listada na Nasdaq Copenhagen (BETCO DKK).
Mais lidas
-
1Acidente
Vídeo: ônibus escolar cai em trecho da Serra da Barriga, em União dos Palmares; 17 pessoas morrem
-
2Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
3Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
4É hoje!
Quem saí de 'Fazenda 16'? Enquete mostra qual peão deve ser eliminado. Veja parcial
-
5Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha