Esportes

Atleta de projeto social da OAB/AL alcança a segunda posição em ranking alagoano de judô

Fruto de parceria entre a Ordem, a Caixa de Assistência e a ONG Samurai Judô, projeto Superação tem revelado talentos e representado o estado em competições

Por Ascom OAB/AL 22/10/2024 19h53
Atleta de projeto social da OAB/AL alcança a segunda posição em ranking alagoano de judô
Pâmela Souza, de 9 anos, é moradora da Vila Emater, que fica no entorno da sede da Ordem, em Jacarecica, e pratica o esporte junto com outras 19 crianças e adolescentes, com idades entre 5 e 15 anos - Foto: Ascom OAB/AL

Uma atleta que integra o projeto social Superação, fruto de parceria entre a Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL), a Caixa de Assistência dos Advogados (CAAAL) e a ONG Samurai Judô, passou a ocupar, recentemente, a segunda posição no ranking alagoano do esporte na categoria sub-11.

Pâmela Souza, de 9 anos, é moradora da Vila Emater, que fica no entorno da sede da Ordem, em Jacarecica, e pratica o esporte junto com outras 19 crianças e adolescentes, com idades entre 5 e 15 anos, que residem na comunidade. Com 420 pontos, ela está a apenas 40 de diferença para a primeira colocada.

“O projeto começou no ano passado, por meio de uma parceria entre a Samurai Judô, que é uma ONG, a OAB e a Caixa. Temos um polo de judô na OAB, onde as aulas são realizadas e, atualmente, estamos atendendo 20 crianças da Vila Emater, mas a intenção é que o projeto se expanda e possamos aumentar o número de vagas”, afirma a secretária-geral da CAAAL, Ianara Vasconcelos.

Ela destaca que os resultados alcançados até aqui pelos jovens atletas têm sido comemorados por todos que fazem parte e contribuem para o projeto, especialmente pelas conquistas terem sido alcançadas em apenas alguns meses, período no qual os atletas do Superação começaram a participar de competições.

“As crianças foram inscritas na Federação somente este ano, quando começaram as competições. E já tivemos ótimos resultados. Classificamos dois atletas para o Regional, que aconteceu em Fortaleza; três para o Nacional, que aconteceu em Curitiba, e nas competições estaduais, temos alguns atletas que conseguiram medalhas”, afirma.

Ianara ressalta que o objetivo do projeto é não só estimular crianças e jovens a praticarem um esporte, dando oportunidade para o surgimento de novos talentos, mas também integrar a comunidade à OAB.

“Cedemos os espaços de lazer que temos na OAB, as salas de estudos e toda a estrutura para a sociedade em geral, principalmente para a comunidade da Vila Emater, que é a mais próxima da sede de Jacarecica. Com esse projeto, recebemos as crianças para atividades esportivas e de inserção social, para que elas convivam com outras crianças. Além desse projeto, oferecemos outras atividades de recreação e esportivas para as crianças da comunidade, além de sessões de cinema, aulas temáticas e festas comemorativas”, conclui Ianara.