Esportes

Martine e Kahena são bicampeãs do Pan na vela; Brasil também é ouro no kitesurfe e windsurfe

Brasil conquista mais quatro medalhas nos Jogos Pan-Americanos de 2023; Mateus Isaac vence no IQFoil; Bruno Lobo ganha ouro na fórmula kite e Maria do Socorro Reis levou o bronze

Por globoesporte 03/11/2023 17h35 - Atualizado em 03/11/2023 19h19
Martine e Kahena são bicampeãs do Pan na vela; Brasil também é ouro no kitesurfe e windsurfe
Martine e Kahena são bicampeãs dos Jogos Pan-Americanos - Foto: Matias Capizzano / Santiago 2023

O Brasil levou três medalhas de ouro e uma de bronze na vela nos Jogos Olímpicos de Santiago 2023. Martine Grael e Kahena Kunze conquistaram seu segundo ouro na classe 49er FX. Mateus Isaac foi o campeão na classe de windesurfe IQFoil. O terceiro ouro brasileiro veio com Bruno Lobo que venceu na estreia da modalidade fórmula kite, e Maria do Socorro Reis ficou com o bronze no feminino.

Martine e Kahena são bicampeãs do Pan na vela (Foto: Miriam Jeske / COB)

Martine e Kahena dominaram a regata que definiu as campeãs da modalidade. As brasileiras largaram na frente e assim seguiram até o final, confirmando o segundo ouro em Jogos. Essa foi a terceira vez seguida que a dupla subiu no pódio do Pan. Além da vitória em Lima, elas levaram a prata em Toronto 2015.

Martine e Kahena são bicampeãs dos jogos Pan-Americanos (Foto: Miriam Jeske / COB)

"A gente não estava contando em realmente conquistar a vaga aqui, a gente já queria ter conquistado no mundial, só que a gente teve um mundial realmente muito ruim. E claro, as argentinas são sempre umas rivais fortes, porque elas velejam bem e têm um bom velejo, só que a proeira de uma delas se lesionou e teve que sair. Então, deu tipo uma aliviada pra gente e, enfim, a gente chegou aqui realmente sem saber como ia estar o nível delas, sabendo que isso é uma batalha forte com a americana. Mas aí quando os dias foram passando, a gente foi ganhando essa vantagem com as argentinas e a gente já conseguiu, tá, vamos focar então numa medalha, se der", contaram Martine e Kahena.

Bruno Lobo também dominou a disputa na estreia da fórmula kite na competição. Na final, o brasileiro chegou com 21 pontos de vantagem e só precisou seguir com o bom desempenho. Bruno cruzou a linha da final em primeiro lugar para confirmar o ouro. Já Maria do Socorro Reis chegou em na final em quarto lugar, mas terminou na segunda colocação na série final, conseguindo o terceiro lugar no pódio.

Bruno Lobo é ouro na fórmula kite em Santiago (Foto: Miriam Jeske / COB)

"Muito feliz por mais essa conquista. Foram 17 regatas ao todo e ganhei 16. Então realmente consegui imprimir o meu ritmo em todas as regatas, não cometi muitos erros e acho que realmente isso é fruto de muito treino, muita dedicação. Graças a Deus fiz uma boa preparação, cheguei muito confiante, preparado. E deu tudo certo. Só agradecer a Deus, a todo mundo que está comigo, todo mundo que me apoia, que acredita em mim. Ainda tem uma jornada pela frente. Até o próximo grande desafio que é Paris 2024. Garantimos a vaga no Mundial e agora é continuar evoluindo, trabalhando duro e sonhando e acreditando que com certeza a gente vai chegar lá", comemorou Bruno.

"Eu estou muito feliz, comecei o campeonato com algumas dificuldades, mas estava em quarto lugar e me classifiquei para a final. Fui confiante, com a cabeça tranquila, centrada para tentar tomar boas decisões e deu certo. Foi um dia bonito, tomei as decisões corretas. Estava ali junto com a americana. Precisava ganhar dela para a gente poder ter uma nova regata, mas assim, fiquei muito feliz, dei o meu melhor e trouxe uma medalha de bronze para nós. Acho que todos nós do Brasil estão ganhando com isso", disse Maria Socorro Reis.

Maria Reis é bronze na fórmula kite do Pan (Foto: Miriam Jeske / COB)

Ainda nesta sexta-feira (3), Mateus Isaac conquistou o terceiro ouro do brasil na vela. O atleta da classe IQFoil foi para a disputa do ouro contra o atleta de Aruba Ethan Westera, que liderou toda a competição. A decisão foi difícil, mas o brasileiro conseguiu cruzar a linha de chegada em primeiro lugar e garantiu a medalha de ouro.

Mateus Isaac é ouro no windsurf na modalidade IQFoil em Santiago (Foto: Miriam Jeske / COB)