Esportes

CSA e CRB podem fazer último clássico da temporada 2023

Rivais entram em campo neste sábado às 17h30, em partida de mando de campo azulino, mas com torcida única

Por Tribuna Independente 04/03/2023 08h01 - Atualizado em 04/03/2023 09h51
CSA e CRB podem fazer último clássico da temporada 2023
CSA e CRB não devem jogar mais entre si na temporada 2023 após o confronto deste sábado - Foto: Francisco Cedrim / Ascom CRB

Se não se cruzarem em uma eventual semifinal ou final de Copa do Nordeste, CSA e CRB fazem neste sábado às 17h30 o último clássico das multidões de 2023. Jogo de maior tradição do futebol alagoano, o confronto era aguardado nas finais do estadual, porém o time azulino não se classificou. CSA e CRB se enfrentam pela segunda vez na temporada. No primeiro clássico deste ano o time regatiano venceu por 3x1, em jogo válido pela quarta rodada do Campeonato Alagoano. Um está na Série B e outro na Série C do Brasileirão.

O momento é mais positivo aos regatianos, que estão invictos na temporada (13 jogos). O técnico Umberto Louzer encontrou a formação ideal para sequência da temporada. Com o passar dos jogos, o treinador foi fazendo testes entre peças, revezou o grupo quando pôde, mas a verdade é que o time-base está definido. Para o clássico pela sexta rodada da Copa do Nordeste, a única dúvida está no setor de meio-campo. Rafael Longuine e João Paulo disputam a vaga, mas a tendência é que o segundo continue entre os titulares.

A alternância entre os meias está sendo definida jogo a jogo, dependendo da estratégia montada por Louzer. Se quer intensidade, o escolhido é João Paulo. Se for para cadenciar, com um toque mais refinado, a bola da vez é Longuine. O meio-campo tem duas peças mais fixas: Auremir, capitão do time, e Juninho Valoura.

Com a lesão de Saimon, Gum recuperou o posto de titular, formando a dupla de zaga com Fábio Alemão. Nas laterais, Matheus Ribeiro e Guilherme Romão são os titulares de Lozer. No ataque, os números comprovam que Mike, Renato e Anselmo Ramon formam o trio ofensivo. Reforço badalado, Copete chegou depois na pré-temporada e ainda não ganhou a vaga.

Assim, a escalação base do CRB tem: Diogo Silva; Matheus Ribeiro, Gum, Fábio Alemão e Guilherme Romão; Auremir, Juninho Valoura e João Paulo (Rafael Longuine); Mike, Renato e Anselmo Ramon.

AZULÃO

O técnico Vinícius Bergantin deve mexer, mais uma vez, na escalação. O volante William Oliveira deixou o campo no último jogo com problemas musculares e passou a ser dúvida para o jogo da sexta rodada da Copa do Nordeste. Além dele, o meia-atacante Geovane, com lesão na posterior da coxa direita, não tem presença garantida no clássico e intensifica o tratamento. Outra baixa é o meio-campista Guilherme Rend, que sofreu lesão na perna direita e também não viajou para encarar a Tuna Luso.

O atacante Robinho continua em tratamento no departamento médico e deve ficar fora de mais um jogo. Com uma grave lesão no tornozelo, o zagueiro Tito passou por cirurgia e não tem previsão de retorno. Assim, são cinco os atletas no departamento médico do clube.

Esquema de segurança para a partida terá 200 policiais


A Polícia Militar divulgou que 220 policiais vão trabalhar antes, durante e após o clássico deste sábado, às 17h30, no Rei Pelé. Mandante do jogo, o CSA definiu que, a princípio, serão disponibilizados menos de 5 mil ingressos. Gerente administrativo do clube, Edmilson Oliveira explicou que a quantidade de público deve ser superior.

“A princípio, estamos disponibilizando uma carga entre 3.500 e 4.000 ingressos para venda. No entanto, como os bilhetes são emitidos na hora, essa carga pode ser ultrapassada. Além disso, vale ressaltar que os sócios-torcedores não precisam comprar ingressos. A estimativa da PM é que o público total fique em torno de 6.000 pessoas.

O dirigente também informou os horários de abertura das bilheterias e dos portões do estádio. “As bilheterias serão abertas às 13h. Já os portões às 15h30, ou seja, duas horas antes do início do jogo”.

Por determinação do Juizado do Torcedor, apenas a torcida azulina pode entrar no estádio. O acesso da organizada Mancha Azul está proibido. O clássico entre CSA e CRB, pela sexta rodada da Copa do Nordeste, terá arbitragem baiana. Emerson Ricardo de Almeida Andrade apita o jogo. Ele será auxiliado por Luanderson Lima dos Santos e Daniella Coutinho Pinto. A partida começa às 17h30, no Rei Pelé.