Esportes
SAF no CSA pode virar realidade já no próximo ano
Ex-presidente Rafael Tenório é o primeiro interessado em investir e outros empresários devem apresentar propostas
Alguns meses atrás o tema era um tabu entre os azulinos. Não podia se falar na implantação da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) dentro do CSA. O clube estava equilibrado financeiramente, com recursos para construção de um moderno CT e figurava a Série B do Brasileirão. Agora tudo mudou. No próximo dia 23, no CT Nelson Peixoto Feijó, a reunião do Conselho Deliberativo vai abordar o assunto de forma mais concreta, devido a real situação do clube marujo.
Uma pauta principal será “quanto vale o CSA”. O presidente licenciado do conselho e ex-presidente executivo do clube, Rafael Tenório não escondeu o interesse em investir para transformar o CSA numa SAF. Ele concedeu entrevista ao GE. “Tenho interesse em participar do investimento para salvar a instituição”, reforçou.
Conhecedor do projeto de lei que aprovou a Sociedade Anônima do Futebol no Congresso Nacional, Rafael explicou que o clube, uma vez transformado em SAF, não perde qualquer direito de participar de competições. “A SAF terá direitos de participar de competições em substituições de clubes, na mesma situação, sem qualquer prejuízo de ordem desportiva, conforme determina o Artigo 2 da Lei Federal Nº 14.193, de 06 de agosto de 2021”.
O dirigente também explicou o que acontece caso o CSA seja transformado numa Sociedade Anônima do Futebol. “Vamos imaginar que alguém compre 90% do CSA. Os 10% que ficarão, o CSA ficará como clube social, terá um presidente e o lucro que se der do investimento será dividido entre o clube e a SAF. A parte do clube será destinada para o lado patrimonial. Toda responsabilidade de pagamento de folha salarial e manutenção do futebol é da SAF”.
Rafael Tenório ainda comentou o atual momento financeiro do clube. “Quem assumir hoje recebe um passivo até dezembro deste ano que está estimado em cerca de R$ 11 milhões. Além disso, precisa de recursos para início de trabalho e montagem do elenco para o próximo ano”.
Mais lidas
-
1Infarto
Padre de 29 anos é encontrado morto em quarto de hotel
-
2Mobilidade urbana
Primeiros vagões do VLT chegam a Arapiraca
-
3Mangabeiras
Atacadão inaugura quarta loja em Maceió nesta quinta-feira (27)
-
431 de agosto
Trade turístico e Fecomércio se reúnem com candidato Renan Filho para apresentar demandas e agenda do setor para Alagoas
-
5Barão do narcotráfico
La Captura: Onde está Joaquín ‘El Chapo’ Guzmán hoje, em 2026





