Esportes

Campeonato Alagoano 2023 já tem data definida

Reunião do conselho arbitral acontece próximo mês e terá Aliança, ASA, Coruripe, CRB, Cruzeiro, CSA, CSE e Murici

Por Tribuna Independente 22/10/2022 08h00 - Atualizado em 22/10/2022 09h54
Campeonato Alagoano 2023 já tem data definida
Felipe Feijó, Luciano Sampaio e Júnior Beltrão são a cúpula diretiva da Federação Alagoana de Futebol e recebem os clubes dia 1 de novembro - Foto: Augusto Oliveira / Assessoria

Data marcada. Em 14 de janeiro a bola vai rolar para mais uma edição de Campeonato Alagoano. A Federação Alagoana de Futebol (FAF) marcou para o dia 1 de novembro a reunião que vai tratar do estadual de 2023. O Arbitral terá representantes dos clubes que vão disputar a competição e será realizado no Hall da Fama, no Estádio Rei Pelé.

Em 2023, o Campeonato Alagoano terá CSA, CRB, CSE, Desportivo Aliança, ASA, Murici, Cruzeiro de Arapiraca e Coruripe, campeão da Segunda Divisão este ano. No encontro, será apresentado o calendário da próxima temporada e discutido o formato do Alagoano. A federação ainda está definindo sobre a disputa da Copa Alagoas.

A previsão é que os estaduais em todo Brasil tenham início dia 11 de janeiro e o encerramento em 3 de abril.

O modelo deste ano deve ser repetido com oito participantes disputando em três fases distintas (Primeira Fase, Fase Semifinal, Fase Final, além da disputa de Terceiro Lugar), e mais a Seletiva da Copa do Brasil 2024, caso necessário.

Na Primeira Fase, os clubes jogam entre si em sistema de ida, perfazendo um total de 7 (sete) jogos para cada. Ao final da Primeira Fase, os clubes classificados nos quatro primeiros lugares estarão aptos para a Fase Semifinal do Campeonato Alagoano Série A 2023.

Os jogos da Fase Semifinal acontecerão de acordo com o seguinte chaveamento: 1ª melhor campanha na Primeira Fase contra 4ª melhor campanha na Primeira Fase e 2ª melhor e campanha na Primeira Fase contra a 3ª melhor campanha na Primeira Fase.

O Campeão Alagoano 2023, além de obter uma das vagas na Copa do Brasil 2024 tem uma vaga na Copa do Nordeste 2024.

Uma alteração importante aconteceu na fase de semifinais do Campeonato Alagoano deste e deve ser mantida para o próximo. Antes os clubes de melhor campanha jogavam por dois resultados iguais. mas essa vantagem foi retirada do regulamento.

Com isso, as semifinais seguem os moldes da final, onde placares iguais levaram as decisões para os pênaltis. Outra novidade na competição é que na final está confirmada a presença do Árbitro de Vídeo (VAR).

“Nossa expectativa é a melhor possível. No próximo dia 1º acontece o arbitral e também teremos o lançamento do estadual. Estamos preparando algumas novidades já para apresentar aos dirigentes, imprensa e torcedores. Vamos seguir com a transmissão de todos os jogos. A meta é sempre tentar fazer uma competição melhor que a anterior.”, disse Felipe Feijó, presidente da FAF.