Esportes

Estudantes-atletas de Alagoas participam da 6ª edição do Campeonato Brasileiro de Futsal Escolar

Por Assessoria 02/06/2022 15h12
Estudantes-atletas de Alagoas participam da 6ª edição do Campeonato Brasileiro de Futsal Escolar
Equipe masculina do Colégio Intensivo, de Maceió - Foto: Divulgação

Estudantes-atletas de duas escolas de Alagoas vão representar o estado no VI Campeonato Brasileiro de Futsal Escolar que acontece entre os dias 24 e 31 de julho em Balneário Camboriú, Santa Catarina. O evento é promovido e realizado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE).

A Federação Alagoana de Esportes Colegiais (FAEC) vai custear as passagens aéreas, hospedagem, alimentação e transporte interno para as delegações que são formadas por 12 estudantes-atletas masculino, 12 estudantes-atletas feminino, 02 técnicos, 01 chefe de delegação e 01 árbitro.

A competição estava marcada para o primeiro semestre de 2020 e as seletivas foram realizadas no final de 2019. Por causa da pandemia o evento foi adiado. A FAEC optou por manter as vagas para as escolas já classificadas.

No feminino, Alagoas será representada pelas estudantes-atletas da Escola Estadual Prof. Claudizete Lima.

No masculino, os estudantes-atletas do Colégio Intensivo representam o estado.

“Para mim é um momento de muita alegria, já que estávamos prestes a embarcar com as escolas e veio a pandemia. É muito importante saber que as escolas estarão representando o estado utilizando os benefícios ofertados pelo sistema CBDE”, afirmou Irã Candido, presidente da FAEC.

Equipe feminina da Escola Estadual Prof Caludizete Lima, de Rio Largo (Foto: Divulgação)



Dedicação e busca por resultados


Para os estudantes-atletas do Colégio Intensivo, com idades de 16 e 17 anos, essa será uma grande oportunidade de serem observados por clubes de expressão nacional. Para alguns será a primeira viagem para fora do estado.

O técnico Rafael Braga disse que a equipe vem treinando desde o começo do ano. “A pandemia atrapalhou muito, perdemos vários atletas importantes e tivemos que montar uma nova equipe, com atletas que nunca jogaram juntos em outros momentos”.

Apesar da dificuldade, a equipe já está entrosada e vai atrás de bons resultados

“Ser competition é nossa meta. Sabemos o quanto isso será difícil haja vista que nossa equipe é muito nova. Sabemos que o nível da competição é muito alto, a exigência em todos os aspectos como físico, técnico e principalmente tático é muito alto, mas dedicação e esforço não irão faltar”, afirmou animado o técnico.

No feminino, Alagoas será representada por uma escola que tem tradição no Futsal. A Claudizete Lima já foi campeã 13 vezes nos Jogos Estudantis de Alagoas, o JEAL, tanto no masculino quanto no feminino.

O técnico Romildo Calheiros disse que as estudantes-atletas estão empolgadas para participar da competição nacional. As meninas têm idades entre 16 e 18 anos, em sua maioria são alunas do 3º ano do Ensino Médio.

A equipe também ficou no prejuízo durante a pandemia e precisou ser formada novamente. As estudantes-atletas que vão embarcar estão treinando juntas desde maio de 2021.

Em sua avaliação, Romildo diz que a disputa será de alto nível e que as meninas estão preparadas e motivadas para trazer bons resultados.

“Apesar do Futsal Feminino em Alagoas ainda ficar um pouco atrás de grandes centros como Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina, nós estamos confiantes no nosso trabalho. Estamos treinando bastante para trazer bons resultados”, afirmou o técnico.