Esportes

Com reservas, Grêmio empata com Atlético-GO na despedida da Arena no ano

Com foco na decisão contra o Lanús, Tricolor vai a campo até com reservas preservados e fica no 1 a 1 com o lanterna

Por Globo Esporte 26/11/2017 18h06
Com reservas, Grêmio empata com Atlético-GO na despedida da Arena no ano
Reprodução - Foto: Assessoria

Chega logo, quarta-feira! A frase não foi dita por nenhum comandado de Renato Portaluppi. Mas nem seria necessário. Com foco total no jogo da volta da final da Libertadores, o Grêmio mandou a campo uma formação repleta de garotos e até com alguns reservas preservados para se despedir da Arena em 2017 neste domingo. Com time pra lá de alternativo, o Tricolor saiu atrás no placar, mas buscou o empate em 1 a 1 com o já rebaixado Atlético-GO, em duelo válido pela 37ª e penúltima rodada do Brasileirão – Andrigo abriu o placar, e Lucas Poleto igualou. Agora, sim: que venha o Lanús no caminho dos gremistas em seu sonho pelo tri da América.

Com o empate, o Grêmio segue na vice-liderança do Brasileirão, com 62 pontos, mas pode ser ultrapassado pelo Palmeiras, que enfrenta o Botafogo em casa, na segunda-feira. Já rebaixado, o Atlético-GO é lanterna, com 35 pontos.

O Grêmio já respirava a final da Libertadores antes e durante a partida. Agora, intensifica preparação para o duelo decisivo pela competição continental contra o Lanús, na quarta-feira, às 21h45, no La Fortaleza. O Tricolor encerra sua participação no Brasileirão contra o Atlético-MG no próximo domingo, às 17h, no Estádio Independência. O Atlético-GO, por sua vez, se despede da Série A diante do Fluminense, no Estádio Olímpico de Goiânia.

Desfigurado pela preservação dos titulares e até de alguns reservas, o Grêmio viveu uma primeira etapa de muitas dificuldades na circulação de bola de um time desentrosado e formado em sua maioria por garotos. Ao todo, os gremistas erraram 17 passes nos minutos iniciais e não conseguiram se impor em momento algum ao lanterna do campeonato.

O Tricolor só conseguiu ameaçar graças a um erro de GIlvan na zaga. Kaio roubou a bola, mas finalizou mal, minutos antes, aos 24. O Atlético-GO teve as melhores chances, sempre com investidas pela direita e foi superior ao longo de boa parte da partida. Na melhor oportunidade, Diego Rosa aproveitou sobra dentro da área, após jogada pela esquerda, mas chutou fraco, nas mãos de Paulo Victor, aos 27.

Distante dos sonolentos 45 minutos inicias, a segunda etapa ganhou em emoção e em lances de perigo. A começar pelo Atlético-GO. Mais perigoso, o Dragão ameaçou duas vezes a meta de Paulo Victor até Andrigo marcar. Aos 24, o meia tabelou com Diego Rosa e chutou fraco, mas no cantinho, no contrapé do goleiro rival, que não conseguiu defender.

Mas a vantagem durou pouco. Ainda no intervalo, Renato mandou a campo Lucas Poletto, na vaga de Cristian. E o toque do técnico surtiu efeito. Dois minutos após o gol dos visitantes, o garoto aproveitou sobra de cabeçada de Rafael Thyere e empatou a partida, com oportunismo.