Esportes

Técnico do Botafogo mira quinto triunfo consecutivo, mas exalta o Vitória

Técnico alvinegro projeta dificuldade contra Rubro-Negro baiano, que tem a segunda melhor campanha como visitante

Por Texto: Jamille Bullé com Fonte: Globo Esporte 29/09/2017 14h22
Técnico do Botafogo mira quinto triunfo consecutivo, mas exalta o Vitória
Reprodução - Foto: Assessoria

A eliminação para o Grêmio na Libertadores já é, definitivamente, passado no Botafogo. Após o clube alcançar a quarta vitória consecutiva na última rodada, ao derrotar o Coritiba por 3 a 2, fora de casa, o técnico Jair Ventura quer mais. Para engatar a quinta, porém, o comandante acredita que não terá tarefa fácil diante do visitante indigesto Vitória, neste domingo.

- A gente está com as forças voltadas para o Brasileiro, estamos muito focados nessa competição, com quatro vitórias consecutivas. Ano passado tivemos cinco e comemoramos muito, é muito difícil pelo campeonato equilibrado. Vamos encarar uma equipe muito perigosa, eles estão invictos desde que o Mancini assumiu. Eles tem muita força na transição, mas vamos buscar nossa quinta vitória consecutiva para conseguirmos nosso objetivo maior, que é a classificação para a Libertadores - disse o comandante alvinegro.

A preocupação com o adversário é justificada. O Vitória é o segundo melhor visitante do Campeonato Brasileiro, com seis vitórias, dois empates e quatro derrotas longe de seus domínios, ou seja, dos 29 pontos conquistados, 20 foram como visitante. Desde a estreia do técnico Vagner Mancini, o Rubro-Negro não sabe o que é perder fora de casa. A equipe conquistou quatro triunfos e empatou em uma oportunidade.

- Fica visível a maneira do Vitória jogar. São jogadores muito leves ali na frente, é um time que não quer a bola, mas faz a transição muito fácil. É uma estratégia. Vem dando certo. Sabemos da força ofensiva do adversário. Também tem o poder de defender. Eles conseguem grandes resultados. Já vamos sabendo do veneno. Temos que conseguir não ser mordidos, contaminados pelo veneno. Queremos surpreendê-los - disse Jair, que também destacou a defesa do Rubro-Negro baiano, com apenas sete gols sofridos nos últimos nove jogos.

Rodrigo Pimpão está liberado para jogar contra o Vitória (Foto: Jamille Bullé / GloboEsporte.com)

De olho na quinta vitória consecutiva, Jair Ventura pode contar com um reforço para o jogo deste domingo. Rodrigo Pimpão está liberado para atuar na partida contra o Vitória. O treinador, no entanto, fez mistério quanto à escalação do atacante.

- Treinou normalmente, está relacionado. Agora é saber se o treinador vai escalar ou não (risos).

Sexto colocado na tabela do Campeonato Brasileiro, com 40 pontos, o Botafogo recebe o Vitória, décimo sexto, com 29, neste domingo, no estádio Nilton Santos. O atacante Roger e o lateral-direito Arnaldo estão suspensos após receberem o terceiro cartão amarelo. O treinador não revelou quais serão os substitutos, mas a tendência é que Brenner e Luis Ricardo sejam os escolhidos para as vagas.

Confira outros trechos da coletiva:

Gatito melhor goleiro da Copa do Brasil

O Gatito ganhar o prêmio é importante. Sempre falo que o jogo coletivo acaba trazendo grandes conquistas individuais. O Botafogo joga muito coletivamente, quando um ganha, todos ganham.

Luta pelo título ou Libertadores?

A gente fala em fazer o melhor no próximo jogo. O próximo é o Vitória. Estar entre os cinco melhores foi bom. Agora queremos de novo. Queremos melhor. Não sei onde vai ser no final do ano. Eu não garanto onde vai chegar, mas garanto a entrega, luta, performance. Queremos o melhor possível.

Sequência de jogos no Rio

A gente pensa jogo a jogo. A responsabilidade aumenta jogando fora. Temos vitórias jogando fora também. Em alguns momentos acontece de não vencer dentro e vencer fora. O Vitória, por exemplo, vence mais fora que dentro. Tem que buscar o equilíbrio. Aproveitamos pra buscar o apoio da torcida, ela vem nos dando muito apoio, ajudando muito ao longo do campeonato.