Esportes

Paulo Autuori vê Atlético-PR fortalecido para fase de grupos

Após passar por Millonarios e Deportivo Capiatá nas fases eliminatórias, Furacão recebe a Universidad Católica

Por Globo Esporte 07/03/2017 16h16
Paulo Autuori vê Atlético-PR fortalecido para fase de grupos
Reprodução - Foto: Assessoria

Um Atlético-PR preparado tecnicamente e bem treinado. Na avaliação do técnico Paulo Autuori, é assim que o Furacão chega para a fase de grupos da Libertadores da América, a partir desta terça-feira, quando recebe a Universidad Católica, às 21h (horário de Brasília), na Arena da Baixada.

Nas fases eliminatórias, a equipe atleticana passou por Millonarios-COL (o Furacão venceu nos pênaltis) e Deportivo Capiatá-PAR (empate por 3 a 3 em Curitiba e vitória por 1 a 0 no Paraguai). Com isso, o Rubro-Negro se credenciou para entrar no Grupo 4, ao lado de San Lorenzo-ARG e Flamengo.

Autuori citou ainda o exemplo do Botafogo que, assim como o Atlético-PR, teve que passar por duas etapas antes de chegar na fase de grupos. A equipe carioca passou por Colo-Colo e Olimpia antes de integrar o Grupo 1 da Libertadores.

- Fortalecido certamente vamos entrar, sem dúvida, e mais treinados porque essa primeira fase foi muito complicada. E não falo só de nós, mas das equipes como as brasileiras, como o Botafogo, que também teve que entrar nessa disputa e tiveram pouco tempo de treinos. Vamos chegar mais fortalecidos mentalmente pela classificação, pela obtenção dos objetivos, e mais treinado. Espero que a equipe possa fazer um grande jogo e sair com uma vitória - disse em entrevista coletiva à imprensa.

Mais "cascudo", o treinador analisa a nova fase do torneio intercontinental e acredita que o Furacão precisará de novas estratégias.

- As dificuldades serão as mesmas, contra equipes de qualidades e tradição, como Flamengo, San Lorenzo e Universidad Católica. É um outro tipo de competição, embora mais tarde quem classificar voltará a se enfrentar no mata-mata. Nesse momento é diferente, você tem que ter uma estratégia distinta porque você não vai definir tudo em dois jogos. São seis jogos onde não tem o peso do gol sofrido em casa ou feito fora, é apenas ganhar os jogos e somar o número de pontos para entrar na classificação - detalhou.

O técnico do Furacão ainda frisou que o time precisa manter o mesmo espírito das fases eliminatórias e vê o time menos pressionado para a nova etapa da Libertadores.

- Dificilmente a pressão que era exercida não só pelos adversários, mas pela necessidade de atingir a fase de grupos, agora não existe. Isso não é motivo de relaxamento, mas de fortalecimento. Agora é desfrutar disso. Aquele suor e o sacrifício todo não podem ser jogados fora. Espero que estejamos mais tranquilos e fortes taticamente, podendo colocar em prática a estratégia montada para cada jogo e que, ao final, possamos estar classificados para a próxima fase.

Contra a Universidade Católica, o Furacão não terá o atacante Grafite, suspenso pelo terceiro cartão amarelo recebido na vitória sobre o Deportivo Capiatá. A tendência é que o treinador deixe Pablo como referência no ataque. Com isso, a provável alteração é a entrada de Felipe Gedoz entre os titulares.

Em entrevista nesta segunda, Autuori descartou utilizar Eduardo da Silva, jogador recém-contratado pelo clube e que não atua há dois meses. Com isso, uma provável escalação do Furacão conta com Weverton; Jonathan, Paulo André, Thiago Heleno e Sidcley; Otávio, Lucho González e Carlos Alberto; Felipe Gedoz, Nikão e Pablo.

Depois da Universidad Católica, o Atlético-PR ainda enfrenta, na sequência, San Lorenzo (fora), Flamengo (fora), Flamengo (casa), San Lorenzo (casa) e Universidad Católica (fora) pelo Grupo 4. Os dois melhores avançam às oitavas de final.

Atlético-PR x Universidad Católica (fase de grupos da Libertadores)

Local: Arena da Baixada, em Curitiba

Dia e horário: terça-feira, às 21h (horário de Brasília)

Desfalque: Grafite (suspenso)

Arbitragem: Ulises Mereles (PAR) no apito, com Rodney Aquino e Dario Gaona nas bandeiras

Ingressos:  clique aqui para conferir

Tempo Real: a partir de 20h de terça-feira no GloboEsporte.com.