Esportes
Flamengo vence no Engenhão e elimina Botafogo da Taça Guanabara
Pensando na Libertadores, Botafogo colocou time reserva no clássico
O Flamengo garantiu a sua classificação para a semifinal do primeiro turno do Campeonato Carioca ao derrotar o Botafogo por 2 a 1 na noite deste domingo, no Estádio Nilton Santos. Com o resultado, a equipe rubro-negra chegou aos 12 pontos e ocupa a primeira posição de sua chave, enquanto o Botafogo acabou eliminado, com 4. Guerrero e Everton marcaram para os visitantes, enquanto Roger descontou para os donos da casa.
A partida esteve ameaçada de não ser realizada por causa dos tumultos registrados fora do estádio, envolvendo torcedores dos dois clubes. O Botafogo chegou a pedir o cancelamento do clássico, mas o policiamento foi reforçado e a Federação confirmou o jogo. Com uma equipe reserva, o time dirigido por Jair Ventura correu muito, mas acabou superado pela maior categoria do adversário, que soube impor o seu ritmo e fez por merecer o resultado.
Na próxima rodada, o Flamengo enfrentará o Madureira em Volta Redonda, enquanto o Botafogo irá encarar o Boavista em Bacaxá.
O jogo
O Flamengo iniciou a partida com mais ímpeto ofensivo, enquanto o Botafogo, com uma equipe reserva, mostrava muita cautela. Aos 11 minutos, Willian Arão, muito vaiado pela torcida alvinegra, arriscou de fora da área. A bola desviou no zagueiro Renan Fonseca e quase surpreendeu o goleiro Helton Leite. Logo depois, o Flamengo criou outra oportunidade. Everton arrancou pela esquerda e tocou para Mancuello, que viu a penetração de Diego e tocou para o meia chegar batendo, mas para fora.
O time dirigido por Zé Ricardo tinha mais posse de bola e só aos 19 minutos o goleiro Alex Muralha teve trabalho para defender uma cabeçada de Igor Rabello.
Depois da parada técnica, o jogo foi reiniciado com o Flamengo tentando acelerar o ritmo e com o Botafogo preocupado em bloquear as ações do adversário.
Aos 27 minutos, Diego levantou na área, e Rômulo cabeceou para uma defesa tranquila de Helton Leite. Para segurar o adversário, o Botafogo se mostrava mais preocupado em segurar a bola para cortar o ritmo do time rubro-negro.
Aos 35 minutos, o Flamengo marcou o primeiro gol. Diego cruzou da esquerda, e Guerrero usou a coxa direita para colocar a bola nas redes alvinegras.
A vantagem do Flamengo não durou muito. Aos 39 minutos, Guilherme recebeu na direita e cruzou para uma cabeçada certeira de Roger, deixando tudo igual no placar.
O Botafogo voltou no segundo tempo com o volante Bruno Silva no lugar de Dudu Cearense. O Flamengo seguiu com mais posse de bola, mas com dificuldades para penetrar na área rival.
O técnico Zé Ricardo decidiu trocar o argentino Mancuello pelo colombiano Berrío. E, logo depois, o Flamengo marcou o segundo gol. Após cruzamento na área, Rafael Vaz tentou a bicicleta, e a bola sobrou para Berrío, que deixou para Everton, livre, empurrar para o gol.
Aos 32 minutos, quase o Botafogo empatou. Vinicius Tanque cruzou, Leandrinho completou, e Alex Muralha ainda tocou na bola, que se chocou com o travessão. A resposta do Flamengo veio em chute forte de Diego que forçou Helton Leite a espalmar para escanteio.
Depois de recuperar a vantagem, o Flamengo passou a administrar o resultado, enquanto Jair Ventura ainda tentou dar força ao time com a entrada de novos jogadores. Leandrinho, nos acréscimos, ainda acertou o travessão, mas o Flamengo soube garantir a vitória.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 1 X 2 FLAMENGO
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 12 de fevereiro de 2017, domingo
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ)
Assistentes: Silbert Faria Sisquim (RJ) e Michael Correia (RJ)
Cartões amarelos: Roger, Marcinho e João Paulo (Botafogo); Everton, Pará e Gabriel (Flamengo)
Gols:
BOTAFOGO: Roger, aos 39 minutos do primeiro tempo
FLAMENGO: Guerrero, aos 34 minutos do primeiro tempo, e Everton, aos 20 minutos do segundo tempo
BOTAFOGO: Helton Leite, Marcinho, Igor Rabello, Renan Fonseca e Gilson; Matheus Fernandes, Dudu Cearense (Bruno Silva), Rodrigo Lindoso (Leandrinho) e João Paulo; Guilherme e Roger (Vinicius Tanque)
Técnico: Jair Ventura
FLAMENGO: Alex Muralha, Pará, Réver, Rafael Vaz e Miguel Trauco (Rodinei); Rômulo, Willian Arão, Diego, Mancuello (Berrío) e Everton; Paolo Guerrero (Gabriel)
Técnico: Zé Ricardo.
Mais lidas
-
1Grave acidente
Jogador da base do CSA tem amputação parcial de uma das pernas
-
2Streaming
O que é verdade e o que é mentira na série Senna, da Netflix?
-
3Em Pernambuco
Médica morre em batida envolvendo um carro e uma moto em Caruaru
-
4A hora chegou!
‘A Fazenda 16’: Saiba quem vai ganhar e derrotar os adversários no reality da Record TV
-
5Provedores de Internet
Associação denuncia ataque em massa que pode prejudicar mais de meio milhão de internautas em Alagoas