Entretenimento

Filme terá homenagens a Lêdo Ivo, Sururu e pontos importantes de Maceió

Por Assessoria 19/02/2025 10h11 - Atualizado em 19/02/2025 16h42
Filme terá homenagens a Lêdo Ivo, Sururu e pontos importantes de Maceió
Ao longo da semana, a equipe de gravações fará locações por pontos importantes da cidade, como a orla, prédios arquitetônicos da cidade e o bairro de Jaraguá - Foto: Itawi Albuquerque / Assessoria

Além de celebrar o centenário do poeta e escritor alagoano Lêdo Ivo, o filme Praia da Avenida vai homenagear a cultura alagoana. Iniciando a terceira semana de gravações, o longa vai gravar cenas em pontos especiais da cidade e valorizar símbolos importantes, como o sururu.

Um dos personagens principais do filme, o professor Serafim, ganhará vida na interpretação do ator Otávio Müller, chegou a Maceió nesta terça-feira (18) para iniciar sua etapa de gravações já nesta quarta-feira (19).

Na mesma semana, diversas cenas importantes para a construção do filme serão rodadas em Maceió, com destaque para a festa do Sururu, que será gravada no bairro histórico de Jaraguá.

Segundo o diretor do filme, Wagner Sampaio, a festa do Sururu também é uma forma de homenagear Lêdo Ivo, que era fã da iguaria tradicional da culinária alagoana.

A encenação da festa também contempla uma passagem do livro Ninho de Cobras - que inspirou o longa metragem, onde em um dos capítulos, Lêdo narra o momento em que o professor Serafim observa um estrangeiro no Porto de Maceió apreciando um caldinho de Sururu.

“No filme faremos uma adaptação desta passagem do livro. A cena será uma festa de um deputado personagem do filme, que ocorrerá no bairro de Jaraguá. Estamos com expectativa de filmagens muito importantes, pois homenageará um patrimônio imaterial do estado, que é o Sururu, e estaremos homenageando mais uma vez Lêdo Ivo, que tanto apreciava um bom caldinho”, explicou.

Ao longo da semana, a equipe de gravações fará locações por pontos importantes da cidade, como a orla, prédios arquitetônicos da cidade e o bairro de Jaraguá.

O filme


Praia da Avenida vai explorar temas sociais contemporâneos, fazendo conexão com a Maceió da década de 40 retratada por Lêdo Ivo em seu clássico e dilemas enfrentados atualmente pela população. Além disso, a trama terá histórias e romances envolventes. A produção é realizada pela VTK Produções.

Na aclamada obra de Lêdo Ivo, uma raposa percorre as ruas de Maceió e aborda detalhes de uma sociedade envolta em conflitos sociais e políticos da época. A proposta do filme é vislumbrar vidas que se cruzam no universo da singularidade de cada indivíduo.

Praia da Avenida também é um tributo à cidade de Maceió, que protagoniza o filme com suas belezas naturais e arquitetônicas, além de retratar suas catástrofes não naturais que fazem parte de uma história recente da cidade. A produção promete ser um marco importante para o cinema alagoano e um reflexo da realidade social contemporânea.

Direção e elenco


O filme é dirigido por Wagner Sampaio e tem codireção de Arilene Castro, que também interpretará uma das principais personagens do filme ao lado de grandes nomes do teatro e cinema alagoano, como Chico de Assis, Paulo Poeta, Alan Cardoso, Gessyca Geysa, entre outros, além do ator Otávio Müller.

A direção de fotografia é de Gerson Barros, a direção de Produção é coordenada por Paula Amaral e a coordenação de produção e elenco é de Larêssa Melo. Milena Leão comanda a direção de arte.