Entretenimento
Chocante! A história impressionante do Homem com Mil Filhos chega à Netflix
Minissérie documental da Netflix mostra a realidade assustadora que muitos tiveram de enfrentar na Holanda
A Netflix conta com uma nova – e chocante – minissérie baseada em história real. Vamos ver do que se trata O Homem com Mil Filhos.
Para muitos holandeses que queriam ser pais, Jonathan Meijer parecia ser o enviado dos céus. Alto, bonito e abençoado com um cabelo loiro e espesso, o perfil de Meijer se destacou para aqueles que navegavam em sites privados de doação de esperma, onde um pai em potencial poderia procurar por possíveis doadores.
Em suas correspondências iniciais, Meijer alegou que pretendia doar esperma apenas para algumas famílias, mas, com o tempo, ficou claro que ele havia mentido para muitas delas.
O Homem com Mil Filhos é uma série documental de três episódios que assume a tarefa monumental de tentar juntar as peças do caos causado por Meijer em vários países e continentes – além de 11 bancos de esperma na Holanda e doações particulares, Meijer estava doando esperma em todo o mundo.
“Por que ele optou por usar seu charme, seu intelecto e sua criatividade para tentar procriar em grande escala e enganar todas essas pessoas?”, pergunta o diretor Josh Allott. “Falando com vários pais que o conheceram e com pessoas que o conhecem bem, parece que isso quase se tornou um vício para ele.”
Mais sobre O Homem Com Mil Filhos
Em O Homem Com Mil Filhos, tudo começa quando um dos pais de uma criança concebida com a ajuda de Meijer descobre um número curioso de meio-irmãos que vivem na cidade.
Enquanto isso, no Isala Fertility Center, um médico recebe um e-mail anônimo alegando que um de seus doadores possivelmente era pai de mais de 150 crianças na Holanda. O doador trabalhava diretamente com as famílias e doava para outros bancos, violando um acordo assinado com o Isala.
A série documental apresenta entrevistas com vários pais que ainda estão lidando com as repercussões das ações de Meijer, bem como com o advogado, o ativista da fertilidade e o profissional médico que trabalham para tentar impedi-lo.
Produzido pelos criadores de Amante, Stalker e Mortal, O Homem Com Mil Filhos começa de forma quase extravagante, entrevistando vários pais – de mães solteiras a casais de lésbicas e um homem que, após seu segundo casamento, não conseguiu reverter sua vasectomia – que encontraram Meijer on-line, gostaram da imagem que ele apresentou e se valeram de seus serviços.
Por fim, porém, o entusiasmo deu lugar à raiva crescente e aos esforços para impedi-lo, bem como a muitas perguntas, ainda em grande parte especulativas, sobre o que o motivou e a outros a exceder em muito as diretrizes estabelecidas para doadores. (Meijer se recusou a participar do documentário, mas disse ao Times em 2021 que seu objetivo era “ajudar os pais a realizar seus sonhos”).
Como muitos desses documentários sensacionalistas a obra levanta questões sobre o setor de fertilidade e sua regulamentação, que vão além de casos individuais para considerar preocupações éticas e logísticas por meio de uma lente extrema.
O Homem com Mil Filhos está disponível na Netflix.
Veja trailer:
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Acidente
Vídeo: ônibus escolar cai em trecho da Serra da Barriga, em União dos Palmares; 17 pessoas morrem
-
3Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
4Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
5Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha