Entretenimento

Beneficiários de programas sociais podem apreciar estilo musical pela nova parabólica digital

Equipamento instalado pela Siga Antenado disponibiliza canais e até rádio que contam com esse tipo de programação

Por Assessoria 06/03/2024 13h29
Beneficiários de programas sociais podem apreciar estilo musical pela nova parabólica digital
Instituída por um decreto federal, em 2009, a data é a mesma do nascimento do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos - Foto: Divulgação

Na terça-feira, 05 de março, comemora-se o Dia Nacional da Música Clássica. Instituída por um decreto federal, em 2009, a data é a mesma do nascimento do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos, considerado o maior nome do gênero no nosso país. Embora não tão comum nas casas de show, o estilo musical está bem acessível a todos os públicos e não só pela internet.

A nova parabólica digital, que tem sido instalada gratuitamente pela Siga Antenado em mais de 3,4 mil municípios de todo o Brasil, possui mais de 80 canais, inclusive de rádios. E alguns deles contam com uma programação dedicada aos amantes da música clássica. É possível assistir a concertos e apresentações de orquestras sinfônicas com excelente qualidade de som e imagem.

Na TV Brasil, o programa “Partituras” exibe espetáculos realizados em salas de concerto, com a participação de músicos tanto do Brasil quanto do exterior. Os convidados vão desde nomes já consagrados no meio musical quanto revelações. O programa vai ao ar todas às quartas-feiras, às 22h30, e aos domingos, às 23h30.

Para quem quiser relaxar no final de semana, basta ligar na TV Senado e assistir ao “Concertos em Geral”. A partir das 18h de sábado, o programa exibe concertos nacionais e internacionais comentados por músicos brasileiros. Aos domingos, o telespectador tem mais dois episódios à disposição, às 10h e às 18h.

E que tal ligar a TV e ter esse estilo musical disponível a qualquer momento? A Rádio Cultura FM pode ser sintonizada pelo aparelho que compõe a nova parabólica digital. Especializada em música clássica, erudita e jazz, ela conta com programação variada, que inclui transmissões ao vivo de concertos do Brasil e de outros países.

Para ter direito à instalação do kit gratuito com a nova parabólica digital, é necessário estar inscrito no CadÚnico, ser beneficiário de algum programa social do governo federal, e ter uma parabólica tradicional funcionando. Para verificar se cumpre todos os requisitos, é preciso acessar o site sigaantenado.com.br ou ligar para 0800 729 2404.

Sobre a Siga Antenado

Siga Antenado é o nome fantasia da EAF (Entidade Administradora da Faixa), criada por determinação da Anatel. É a entidade responsável por apoiar a população durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais (Banda C) para o sinal das parabólicas digitais (Banda Ku). A Siga Antenado é formada pelas operadoras Claro, TIM e Vivo, que foram as vencedoras dos blocos nacionais do leilão do 5G, com as licenças da faixa 3,5 GHz.