Entretenimento

Bob Dylan é acusado de plágio em seu discurso para o Nobel de Literatura

Jornalista Andrea Pitzer cita trechos de "Moby-Dick" que não estariam no livro e, sim, em um guia de estudantes

Por G1 14/06/2017 18h04
Bob Dylan é acusado de plágio em seu discurso para o Nobel de Literatura
Reprodução - Foto: Assessoria

Bob Dylan demorou seis meses para mostrar seu discurso sobre o prêmio Nobel de Literatura, que recebeu em dezembro de 2016. E, após divulgar a longa carta acompanhada de um áudio, uma nova polêmica. O cantor está sendo acusado de plágio em suas palavras. A jornalista Andrea Pitzer fez uma matéria sobre o assunto para a revista “Slate” após uma longa pesquisa.

Tudo começou quando o escritor Ben Greenman fez um post no Twitter falando sobre uma possível citação de “Moby-Dick” feita por Dylan, mas que não está no livro de Herman Melville.

"Como notou Ben Greenman, Dylan parece ter inventado a passagem de Moby-Dick que ele citou em seu discurso do Nobel”, afirmou Andrea. Além disso, segundo ela, o trecho citado pelo cantor parece ter sido usada em um parágrafo do SparkNotes, popular guia usado por estudantes para encontrar resumo de livros.

Intrigada com o assunto, Andrea fez uma longa pesquisa comparando os trechos dos livros com as citações de Dylan e fez uma matéria para a “Slate”, onde começa o texto questionando “se um compositor pode ganhar o Nobel de Literatura, poderia o CliffsNotes ser arte?”.

A jornalista ainda enumerou: entre as 78 citações feitas por Dylan em seu discurso, mais de uma dúzia delas apareceram muito semelhantes aos guias de estudantes. Ela ainda cita que outras palavras citadas pelo cantor com passagens do livro nem constam na obra.

Em sua matéria para a revista, Andrea afirma ainda que tentou contato com Dylan e seus representantes, mas não teve retorno até o fechamento da matéria.

Is this quote from Bob Dylan's Nobel lecture actually in Moby-Dick? I kind of think Dylan made it up, which is awesome. pic.twitter.com/MrfXVl8rr7

— Ben Greenman (@bengreenman) 5 de junho de 2017

As noted by @bengreenman, Dylan appears to have invented the Moby-Dick passage he quoted in his Nobel lecture. [1/2] https://t.co/LOlRG9IzRE

— Andrea Pitzer (@andreapitzer) 6 de junho de 2017

In addition, the part of the talk with the invented quotation also seems to use phrases from the SparkNotes Moby-Dick character list. [2/2] pic.twitter.com/qe7tHeycqx

— Andrea Pitzer (@andreapitzer) 6 de junho de 2017