Entretenimento

LATO e CEPA/Quilombo iniciam oficinas no Jacintinho

Encontros acontecem às quartas feiras a partir das 09 horas da manhã e continuam até julho

Por Assessoria 23/05/2017 07h57
LATO e CEPA/Quilombo iniciam oficinas no Jacintinho
Reprodução - Foto: Assessoria

O LATO - Laboratório Alagoano de Teatro do Oprimido - por meio do Projeto TO na UFAL (contemplando no edital PROINART/PROEX) está realizando encontros em locais da cidade de Maceió. A partir do dia 31 de Maio as atividades começam na Rua Santa Luzia no bairro do Jacintinho com a parceria do CEPA/Quilombo (Centro de Estudos e Pesquisas Afro Alagoano Quilombo), os encontros acontecem às quartas feiras a partir das 09 horas da manhã e continuam até julho.

O Teatro do Oprimido (TO) é uma metodologia artística, pedagógica e social, que promove o diálogo como meio de impulsionar a autonomia, a reflexão crítica e a transformação de realidades socialmente injustas. Você não precisa ser ator/atriz para estar aprendendo através do TO. Nas oficinas, será possível experimentar jogos e exercícios teatrais que estimulam os cinco sentidos, a memória e a imaginação, ampliando assim as capacidades intelectuais e corporais dos/as participantes.

Destacamos que o desenvolvimento do TO nas comunidades tem caráter acessível e lúdico que possibilita aos/às participantes um efeito multiplicador e a apropriação do método tornando-os produtores de bens culturais, além da propagação do TO como meio de ativação social e fortalecimento da cidadania. Trata-se de uma forma artística de reunir pessoas e instituições ligadas à comunidade, através do diálogo democrático, sensível e propositivo, com o objetivo de fomentar alternativas que levem à superação de situações de conflito.

CEPA/Quilombo realiza o Projeto Mirante Cultural, o Cine Quilombinho e oficinas de capoeira e bumba-meu boi no bairro do Jacintinho, comunidade periférica de Maceió em situação de vulnerabilidade e violência social, na perspectiva que essas ações apontem caminhos ancorados numa visão comunitária, solidária e cidadã para o futuro deste bairro.

Realização: PROINART/Pró Reitoria de Extensão -  Universidade Federal de Alagoas e LATO - Laboratório Alagoano de Teatro do Oprimido (T.O), Parceria Cultural: CEPA/Quilombo, Incentivadores Culturais: SINDPREV-AL, SINTUFAL, CUT, ADUFAL, Sintietfal, Urbanitários de Alagoas e Keka Rabelo Assessoria de Comunicação.