Entretenimento
Após 30 anos de casa, Globo dispensa diretor de Velho Chico e Dois Irmãos

Um dos diretores mais criativos da Globo, Luiz Fernando Carvalho não é mais exclusivo da emissora. O contrato de Carvalho com a emissora está vencendo e não será renovado. O diretor de 56 anos vinha tendo problemas nos bastidores. Ele continuará trabalhando para a Globo, mas apenas por obra certa, sem vínculo de longo prazo. E poderá negociar com outras emissoras e se dedicar ao cinema.
Diretor-geral da novela Velho Chico (2016) e da minissérie Dois Irmãos, exibida em janeiro, Carvalho está na Globo desde o final da década de 1980. Ele comandou importantes obras da emissora, como as novelas Renascer (1993) e O Rei do Gado (1996). Em 2002, após o fracasso de Esperança, se afastou das novelas, formato que só retomou em 2014, com Meu Pedacinho de Chão. Nesse período, se dedicou a séries e minisséries, como a elogiada Hoje É Dia de Maria (2005).
A Globo já usa o modelo de obra certa com atores. Pelo sistema, o profissional é contratado apenas para trabalhar em uma novela ou minissérie. Após o final da obra, fica livre no mercado.
"A Globo continuará contando com o trabalho de Luiz Fernando Carvalho numa dinâmica como a que hoje tem com outros grandes diretores do mercado. Sempre que houver uma grande história para ser contada por Luiz Fernando Carvalho na Globo, a emissora e o diretor trabalharão juntos para levar o projeto ao ar", disse Sergio Valente, diretor de Comunicação da Globo, em nota oficial.
Nos bastidores, a nota foi vista como uma forma elegante de demitir um profissional de primeira linha. Carvalho vinha numa trajetória de desgaste. Foi alvo de reclamações de profissionais que trabalharam com ele e teve uma relação conflituosa com a direção de teledraturgia durante Velho Chico, no ano passado.
Em dezembro, na apresentação de um clipe de Dois Irmãos à imprensa, o diretor não gostou do que viu e criticou os envolvidos na frente de todo mundo. "Vocês mereceriam ter visto um vídeo com áudio melhor, não um que não dá para entender nada. Por mim, não teria [sido] exibido", afirmou. Logo depois, ele pediu desculpas.
Mais lidas
-
1Talento
Policial militar de Alagoas dá cores aos sentimentos por meio da pintura
-
2'Violência vicária'
Ninguém Nos viu Partir: uma história real e emocionante sobre amor, separação e poder
-
3Entrevista coletiva
Barroca lamenta empate em casa e projeta reação do CRB contra o América-MG
-
4Cinema
'Tron: Ares' estreia em 1º lugar no Brasil, mas tem bilheteria abaixo do esperado nos Estados Unidos
-
5Oportunidade
Prefeituras alagoanas aceleram para realizar concursos públicos: veja os municípios envolvidos