Educação

Doutora em Educação: professora municipal defende tese na Ufal

Trabalho destaca potencial das tecnologias digitais na construção do conhecimento matemático

Por Semed 01/12/2025 16h43 - Atualizado em 01/12/2025 19h02
Doutora em Educação: professora municipal defende tese na Ufal
Com a aprovação da tese, a pesquisadora torna-se Doutora em Educação, fortalecendo ainda mais a presença de profissionais da educação básica nos espaços de produção científica - Foto: Semed

A professora Márcia da Silva Santos Portela, do quadro de servidores da Secretaria de Educação de Maceió (Semed), defendeu sua tese de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

O trabalho, intitulado “Contribuições da Produção de Vídeos Autorais para a Aprendizagem de Grandezas e Medidas no 5º Ano do Ensino Fundamental”, integra a linha de pesquisa Educação, Linguagens e Tecnologias, área de concentração em Educação.

A defesa ocorreu no dia 25 de novembro, às 14h, por videoconferência, e reuniu a banca examinadora aprovada pelo colegiado do PPGED/Ufal. O grupo avaliador foi composto pelos professores: Dr. Carloney Alves de Oliveira (orientador e docente da Ufal), Dr. Luis Paulo Leopoldo Mercado (Ufal), Dra. Maria Aparecida Pereira Viana (Ufal), Américo Júnior Nunes da Silva (Universidade do Estado da Bahia - Uneb), e Dra. Liamara Scortegagna (Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF).

A pesquisa apresentada por Márcia Portela analisa como a produção de vídeos autorais por estudantes do 5º ano pode contribuir para a aprendizagem de grandezas e medidas, destacando o potencial das tecnologias digitais na construção do conhecimento matemático.

Com a aprovação da tese, a pesquisadora torna-se Doutora em Educação, fortalecendo ainda mais a presença de profissionais da educação básica nos espaços de produção científica e reafirmando o compromisso da Semed com a formação continuada de seus docentes.