Educação

Déficit de especialistas evidencia urgência na presença do psicopedagogo institucional nas escolas

Por Assessoria 26/11/2025 11h47
Déficit de especialistas evidencia urgência na presença do psicopedagogo institucional nas escolas
Estudo recente revela que, apesar do crescimento da demanda por apoio especializado, muitos colégios ainda não têm profissionais da área - Foto: Divulgação


A presença do psicopedagogo institucional em ambientes escolares tem se mostrado cada vez mais fundamental para identificar e intervir precocemente em dificuldades de aprendizagem e promover uma inclusão eficaz. De acordo com um mapeamento recente, embora o número de psicopedagogos em redes públicas tenha crescido em 2024, apenas 15,7% das escolas públicas brasileiras contam com psicólogos, segundo dados do Censo da Educação Básica de 2024.

Esse déficit de profissionais de saúde mental nas escolas reforça a importância estratégica do psicopedagogo institucional como elo entre dimensão pedagógica e clínica. Para o coordenador da pós-graduação da Afya Maceió, Nixon Ataíde, a especialização não é apenas uma qualificação, mas uma necessidade dentro do contexto atual das escolas.

“Uma pós em Psicopedagogia Clínica e Institucional como a que ofertamos, prepara o profissional para atuar de forma preventiva, promover avaliações profundas e desenhar estratégias personalizadas para alunos com diferentes perfis.”

A atuação institucional do psicopedagogo envolve diagnóstico de dificuldades, orientação a professores e famílias e intervenção pedagógica.

Aulas Magnas

A Afya Maceió realiza, na próxima sexta-feira (28), às 19h, duas aulas inaugurais das especializações em Psicopedagogia Clínica e Institucional e em Direito Previdenciário. A primeira solenidade terá a participação da orientadora educacional e pós-graduada em Docência do Ensino Técnico e Profissional, Shanderly Araújo, e da pós-graduada em TDAH e Dislexia e em Altas Habilidades/Superdotação, Layanne Angelo.

No mesmo horário, irá ocorrer a aula de abertura da pós-graduação em de Direito Previdenciário focado na prática previdenciária. O momento será conduzido por Marcelo Barbosa de Lima, responsável pelo Programa de Educação Previdenciária da Gerência Executiva do INSS em Maceió e pós-graduado em Prática Previdenciária, e por Daniel Martiniano Dias, diretor-geral da Escola Superior de Advocacia de Alagoas e pós-graduado em Direito Processual.

As aulas são gratuitas e abertas ao público. Os interessados podem fazer a inscrição pelos links https://linkdireto.co/3NeaCJ (Psicopedagogia) e https://linkdireto.co/MKd8jy (Direito Previdenciário). A Afya Maceió fica localizada na Av. Comendador Gustavo Paiva, 5017, Cruz das Almas.

Sobre a Afya

A Afya, maior ecossistema de educação e soluções para a prática médica do Brasil, reúne 38 Instituições de Ensino Superior, 33 delas com cursos de Medicina e 25 unidades promovendo pós-graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde em todas as regiões do país. São 3.753 vagas de Medicina aprovadas pelo MEC e 3.643 vagas de Medicina em operação, com mais de 24 mil alunos formados nos últimos 25 anos. Pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte ao exercício da Medicina, 1 a cada 3 médicos e estudantes de Medicina no país utiliza ao menos uma solução digital do portfólio, como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers.

Primeira empresa de educação médica a abrir capital na Nasdaq em 2019, a Afya recebeu prêmios do jornal Valor Econômico, incluindo “Valor Inovação” (2023) como a mais inovadora do Brasil e “Valor 1000” (2021, 2023, 2024 e 2025) como a melhor empresa de educação. Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi reconhecido como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio “Executivo de Valor” (2023). Em 2024, a empresa passou a integrar o programa “Liderança com ImPacto”, do Pacto Global da ONU no Brasil, como porta-voz da ODS 3 - Saúde e Bem-Estar. Mais informações em: http://www.afya.com.br e http://ir.afya.com.br .