Educação
Déficit de especialistas evidencia urgência na presença do psicopedagogo institucional nas escolas
A presença do psicopedagogo institucional em ambientes escolares tem se mostrado cada vez mais fundamental para identificar e intervir precocemente em dificuldades de aprendizagem e promover uma inclusão eficaz. De acordo com um mapeamento recente, embora o número de psicopedagogos em redes públicas tenha crescido em 2024, apenas 15,7% das escolas públicas brasileiras contam com psicólogos, segundo dados do Censo da Educação Básica de 2024.
Esse déficit de profissionais de saúde mental nas escolas reforça a importância estratégica do psicopedagogo institucional como elo entre dimensão pedagógica e clínica. Para o coordenador da pós-graduação da Afya Maceió, Nixon Ataíde, a especialização não é apenas uma qualificação, mas uma necessidade dentro do contexto atual das escolas.
“Uma pós em Psicopedagogia Clínica e Institucional como a que ofertamos, prepara o profissional para atuar de forma preventiva, promover avaliações profundas e desenhar estratégias personalizadas para alunos com diferentes perfis.”
A atuação institucional do psicopedagogo envolve diagnóstico de dificuldades, orientação a professores e famílias e intervenção pedagógica.
Aulas Magnas
A Afya Maceió realiza, na próxima sexta-feira (28), às 19h, duas aulas inaugurais das especializações em Psicopedagogia Clínica e Institucional e em Direito Previdenciário. A primeira solenidade terá a participação da orientadora educacional e pós-graduada em Docência do Ensino Técnico e Profissional, Shanderly Araújo, e da pós-graduada em TDAH e Dislexia e em Altas Habilidades/Superdotação, Layanne Angelo.
No mesmo horário, irá ocorrer a aula de abertura da pós-graduação em de Direito Previdenciário focado na prática previdenciária. O momento será conduzido por Marcelo Barbosa de Lima, responsável pelo Programa de Educação Previdenciária da Gerência Executiva do INSS em Maceió e pós-graduado em Prática Previdenciária, e por Daniel Martiniano Dias, diretor-geral da Escola Superior de Advocacia de Alagoas e pós-graduado em Direito Processual.
As aulas são gratuitas e abertas ao público. Os interessados podem fazer a inscrição pelos links https://linkdireto.co/3NeaCJ (Psicopedagogia) e https://linkdireto.co/MKd8jy (Direito Previdenciário). A Afya Maceió fica localizada na Av. Comendador Gustavo Paiva, 5017, Cruz das Almas.
Sobre a Afya
A Afya, maior ecossistema de educação e soluções para a prática médica do Brasil, reúne 38 Instituições de Ensino Superior, 33 delas com cursos de Medicina e 25 unidades promovendo pós-graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde em todas as regiões do país. São 3.753 vagas de Medicina aprovadas pelo MEC e 3.643 vagas de Medicina em operação, com mais de 24 mil alunos formados nos últimos 25 anos. Pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte ao exercício da Medicina, 1 a cada 3 médicos e estudantes de Medicina no país utiliza ao menos uma solução digital do portfólio, como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers.
Primeira empresa de educação médica a abrir capital na Nasdaq em 2019, a Afya recebeu prêmios do jornal Valor Econômico, incluindo “Valor Inovação” (2023) como a mais inovadora do Brasil e “Valor 1000” (2021, 2023, 2024 e 2025) como a melhor empresa de educação. Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi reconhecido como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio “Executivo de Valor” (2023). Em 2024, a empresa passou a integrar o programa “Liderança com ImPacto”, do Pacto Global da ONU no Brasil, como porta-voz da ODS 3 - Saúde e Bem-Estar. Mais informações em: http://www.afya.com.br e http://ir.afya.com.br .
Mais lidas
-
1Direitos do Cidadão
MPF e DPU rejeitam proposta do Estado sobre mudança de local do novo complexo de saúde mental
-
2Na UTI
Jamaicana está em estado grave após cair do palco do Miss Universo 2025, veja vídeo
-
3Agreste de Alagoas
Câmera flagra colisão frontal entre motos e deixa três feridos em Craíbas
-
4‘Putinhas de esquerda’
Sindjornal repudia ataque à jornalista proferido por advogado
-
5Nessa quarta
Polícia prende em Maribondo e Teotônio Vilela dois suspeitos de duplo homicídio em Belém




