Educação
Enem 2025: COC oferece orientações estratégicas para a reta final de preparação para provas
Especialista aponta o que pode diferenciar o resultado dos candidatos nos principais vestibulares do país
 
                                    A reta final para o Enem e os principais vestibulares do país exige mais do que apenas estudar o conteúdo. Segundo especialista do COC, plataforma de educação que registrou crescimento de 67% nas aprovações neste ano, o diferencial dos candidatos de alto desempenho está na estratégia adotada na hora de fazer a prova, a gestão do tempo e o controle emocional dos estudantes. Na hora de revisar os conteúdos, atenção para os temas atuais, como inteligência artificial, mudanças climáticas e saúde mental, que aparecem com frequência nas questões e na redação.
“Percebemos no Terceirão® COC que o estudante pode dominar o conteúdo, mas muitas vezes não percebe que o enunciado exige identificar exceções, funções ou relações entre conceitos. Por isso, é essencial ter leitura ativa, controle emocional e atenção durante toda a prova”, explica Renato Júdice, diretor de Ensino e Inovações do COC. 
Confira as dicas do COC:
Atenção aos principais vilões da prova: a leitura seletiva, que leva à interpretação incorreta do enunciado; as pegadinhas de resposta, com alternativas incorretas, mas muito bem formuladas; e o cansaço cognitivo, que compromete concentração e raciocínio.
Conteúdo: As questões de Linguagens e Ciências Humanas devem refletir temas atuais, como o impacto da inteligência artificial na comunicação e na arte, a cultura dos memes e a polarização nas redes; enquanto em Humanas, questões sobre crises de refugiados, mudanças climáticas, Amazônia, transição energética e democracia digital devem se destacar. Em Ciências da Natureza, a recomendação é priorizar os estudos nos temas Ecologia, Eletrodinâmica e Estequiometria, assuntos de alta incidência que exigem raciocínio estruturado, e em Matemática, a dica é garantir 100% de acerto nas questões mais fáceis que são as de Interpretação de Gráficos e Tabelas, Regra de Três, Proporção e Porcentagem. Para a redação, o COC aponta temas com relevância social e possibilidade de proposição de soluções, como saúde mental na era digital, acessibilidade urbana e o papel da tecnologia na educação e qualificação profissional, incluindo a Inteligência 
Artificial.
Rotina intensiva: manhã para revisão ativa das aulas e temas recorrentes; tarde para simulados ou redações cronometradas; fim de tarde para revisão de pontos fracos, exercícios pesados e mapas mentais usando ciclos de Pomodoro; noite para revisão leve, consolidação da memória. 
 
Simule o dia da prova: Resolva blocos de 45 questões cronometradas, com até 3 minutos por questão, e faça a transposição do gabarito por blocos de 10 a 15 questões para reduzir erros e manter o foco. 
 
Redação semanal: Priorize coerência, coesão e proposta de intervenção, trabalhando temas que podem aparecer na prova. 
 
Revisão inteligente: Utilize mapas mentais, fichamentos e resumos visuais para reforçar a memorização ativa e a conexão entre conceitos. 
Treino TRI (Fácil, Médio, Difícil): Garanta 100% de acertos nas questões fáceis e médias, e aprenda a identificar e deixar temporariamente as difíceis para otimizar a pontuação. 
Cuide do corpo e da mente: Sono de qualidade, alimentação adequada e atenção a sinais de estresse, como insônia, exaustão ou crises de choro. Converse com pais, professores ou especialistas se necessário para manter o equilíbrio emocional. 
Sobre o COC  
O COC impulsiona escolas rumo à educação contemporânea de excelência, promovendo resultados ao longo da jornada do estudante, do berçário ao pré-vestibular. Com pioneirismo há mais de 60 anos, a plataforma de educação está presente em 24 estados brasileiros mais o Distrito Federal, unindo tradição e inovação que gera resultados do ponto de vista pedagógico e empresarial. O COC é referência em aprovações nos principais vestibulares do país e traz soluções educacionais com foco na interdisciplinaridade e na contextualização com recursos didáticos, tecnologia, avaliações e simulados, consultoria e gestão escolar. A plataforma é uma marca do grupo Arco Educação.
Mais lidas
- 
            
                1WandaAnálise de dados e IA são temas de evento promovido pela Ufal
- 
            
                2AnúncioEstado deve lançar maior concurso público da história de Alagoas nesta terça-feira (28)
- 
            
                3Vem aí em 'Três Graças'!Rogério Está Vivo? Mistério cerca a história do marido de Arminda
- 
            
                4Dia 30Arapiraca celebra seus 101 anos de Emancipação Política com programação especial; confira
- 
            
                5Litoral SulAreia extraída de Piaçabuçu abastece a Braskem e ameaça o Pontal do Peba
 
                




 
