Educação
Prefeitura de Maceió e Senai realizam aula inaugural de cursos para alunos da EJAI

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) realizaram, na noite dessa terça-feira (7), a aula inaugural dos cursos de qualificação profissional voltados aos alunos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai) da rede municipal. O evento, que aconteceu no Centro Cultural do Cesmac, no bairro do Farol, reuniu mais de mil pessoas, entre estudantes, o prefeito João Henrique Caldas (JHC), representantes do Município e do Senai, além do presidente da Câmara Municipal, Chico Filho, vereadores e secretários municipais.
A parceria entre a Semed e o Senai vai atender a 1.500 estudantes, com cursos voltados a áreas estratégicas como Alimentos, Automotiva, Construção Civil, Elétrica, Gestão, Logística, Polímeros, Refrigeração, Tecnologia da Informação e Moda. A iniciativa busca alinhar a formação profissional às demandas do mercado de trabalho e às aspirações dos alunos da Ejai, conforme pesquisa aplicada na rede municipal.
A gerente executiva de Educação Profissional do Senai, Clarisse Barreiros, destacou a importância da ação. “Estamos aqui hoje para inaugurar uma parceria entre o Senai e a Prefeitura de Maceió para atendimento de 1.500 estudantes do Ejai. Para eles, é uma oportunidade de ter uma formação profissional e, para a gente, é uma oportunidade de transformar vidas, fazendo com que ingressem de forma mais efetiva no mercado de trabalho ou adquiram outra renda”, afirmou.
Na fala para os alunos, o prefeito JHC ressaltou o caráter transformador da educação e a importância da parceria com o Senai. “Vocês estão no melhor momento da vida, porque já passaram por anos de dedicação, de trabalho, com família, e toda essa experiência precisa estar conectada a momentos como esse. É a oportunidade não só de aprender, mas também de ensinar. De forma inédita, estamos utilizando o Senai - essa instituição reconhecida nacionalmente - para oferecer capacitação com os melhores cursos e professores. Nessas 200 horas [de curso], vocês vão aprender coisas maravilhosas e descobrir novas habilidades”, disse.
Para o secretário municipal de Educação, Luiz Rogério, o programa reforça o compromisso do Município com a inclusão e a valorização dos cidadãos. “Hoje a Secretaria da Educação de Maceió está muito feliz, selando essa parceria com o Senai, que consolida a nossa educação inclusiva e dá oportunidade aos nossos jovens, adultos e idosos para que possam sonhar em entrar no mercado de trabalho com mais conhecimento e dignidade”, frisou.
Entre os alunos, o sentimento era de esperança e motivação. A faxineira Marizete da Silva, de 55 anos, aluna da Ejai, falou sobre a importância dessa nova etapa na vida, em que busca o crescimento pessoal e profissional. “Esse curso será fundamental para o meu futuro, para os meus filhos, para os meus netos. Quero me profissionalizar no curso de confeiteira para ter uma vida melhor, uma profissão melhor. Já visitei o Senai e conheci toda a estrutura. Tenho plena certeza de que vou sair de lá com uma nova profissão”, destacou.
Mais lidas
-
1Barro Duro
Enfermeira morta em Maceió sofria agressões desde o início do relacionamento, afirma primo
-
2Rodrigo Cunha
Vice-prefeito participa da Caminhada do Amor 2025, no Corredor Vera Arruda
-
3Rodada 32
CRB encara a Ferroviária nesta segunda-feira no Rei Pelé
-
4Adriana Rocely
Coordenadora de curso da Uneal denuncia perseguição e pede providências em carta aberta
-
5Salvador Lyra
Vídeo: incêndio de grandes proporções atinge fábrica de plástico no Distrito Industrial de Maceió