Educação
Seduc apresenta Programa Alagoano de Ensino Integral em mostra de práticas inspiradoras do MEC
Evento aconteceu nesta quarta e quinta-feira, em Belo Horizonte (MG)
O Programa Alagoano de Ensino Integral/Ensino Médio (Palei Médio) foi um dos destaques da Mostra Nacional de Experiências Inspiradoras de Gestão e Projetos Pedagógicos de Educação Integral em Tempo Integral, que ocorreu nestas quarta e quinta-feira (1 e 2), no Campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte (MG).

Promovido pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com a UFMG, o encontro reuniu 127 práticas inspiradoras de ensino integral, propiciando troca de experiências entre as cinco regiões do país e divulgação de políticas de ampliação de jornada escolar.

Cortesia
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) foi representada pelo gerente especial de Fortalecimento da Educação em Tempo Integral e Complementar, Erivaldo Valério. A experiência alagoana foi apresentada com o título "Educação Integral em Tempo Integral como Política de Estado em Alagoas: equidade territorial e justiça curricular no fortalecimento do Ensino Médio", e selecionada no Eixo 2: Currículo Integrado e Práticas Pedagógicas.
O relato da Seduc/AL focou na consolidação do Palei na Rede Estadual de Ensino. “O nosso Programa Alagoano de Ensino Integral em Tempo Integral (Palei), agora política de Estado, demonstra que, quando há compromisso político, gestão democrática e planejamento territorializado, é possível transformar realidades e garantir equidade e justiça curricular para nossos estudantes em todas as regiões”, destacou Erivaldo.
Na sua avaliação, esse reconhecimento nacional fortalece ainda mais a convicção de que a escola pública pode e deve ser um espaço de desenvolvimento integral, de protagonismo juvenil e de esperança. “Ser referência para o Brasil é resultado do trabalho coletivo de gestores, professores, estudantes e comunidades, que acreditam e constroem, diariamente, uma educação pública de qualidade em Alagoas”, reforçou o gerente da Seduc.
-(7)%20(1).jpg)
Atualmente, 126 escolas na Rede Estadual ofertam o ensino integral e 34.898 estudantes estão matriculados na modalidade – dos quais 30.237 estudantes no ensino médio integral, distribuídos em 112 escolas. Um modelo que está em expansão desde 2015, quando a recém-inaugurada Escola Estadual Marcos Antônio, em Maceió, começou a ofertar a modalidade.
Mais lidas
-
1Política
Arthur Lira lança nesta sexta-feira (20) a pré-candidatura ao Senado
-
2Experiências
Sebrae impulsiona novas rotas e reposiciona o turismo em Alagoas
-
3Investigação
Polícia Federal pede a prisão de delegado-geral da Polícia Civil de Alagoas
-
4Perguntas sem resposta
Mistérios que a 8ª temporada de Virgin River precisa explicar
-
521 e 24 de março
Senac Alagoas oferece oficinas gratuitas de confeitaria com temática de Páscoa para crianças e adultos



