Educação
Ensino da Polícia Militar de Alagoas é referência em qualidade no Ideb
Colégio Tiradentes do Interior garante a melhor nota do Ensino Fundamental e se mantém entre os primeiros no Ensino Médio

O Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Alagoas (PM/AL) consolida-se como uma instituição de ensino de excelência em Alagoas. A edição 2023 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) reafirmou o destaque. O Colégio da Polícia Militar do Interior (CPMI), sediado em Arapiraca, alcançou o 1º lugar entre as escolas da Rede Estadual no Ensino Fundamental, com a nota 7,1. No Ensino Médio, o CPMI também se sobressaiu, garantindo o 2º lugar no estado, com nota 6,5.
Para o comandante do Colégio Tiradentes do interior, tenente-coronel Luciano Felizardo, os índices alcançados no último Ideb são fruto de um esforço coletivo nas duas unidades do Colégio da Polícia Militar, tanto em Arapiraca quanto em Maceió. “Todos juntos chegamos a estas conquistas graças ao esmero de militares, professores, serviços administrativos, do refeitório aos serviços gerais, dos alunos, que são nosso bem maior, e de seus pais. Buscando a unidade, chegamos à excelência”.
O Colégio da Polícia Militar da Capital (CPMC), sediado em Maceió, obteve nota 5,8 no Ensino Fundamental e 5,5 no Ensino Médio, figurando entre as unidades de ensino de destaque em Alagoas. Os números correspondem ao ano de 2023 e o trabalho segue incansável para a contínua evolução e melhorias nos índices.
O comandante do CPMC, tenente-coronel Sidney Cunha, salientou que os resultados expressivos no Ideb e em avaliações nacionais refletem o compromisso permanente da PM. “Nossa equipe tem compromisso com a excelência acadêmica e a formação cidadã. O Colégio Tiradentes reafirma, assim, sua vocação de referência em educação pública de qualidade, demonstrando que quando há união, planejamento e dedicação, é possível alcançar resultados que orgulham toda a sociedade alagoana”.
Segundo a direção das duas unidades, os resultados refletem a soma de ações consistentes e princípios sólidos. “Nossa proposta pedagógica integra disciplina militar, qualidade de ensino e valores éticos, oferecendo aos alunos um ambiente que estimula o aprendizado, o respeito e a responsabilidade. Esse êxito é fruto do trabalho conjunto de todos os que compõem nossa comunidade escolar, que compartilham o objetivo de preparar jovens capazes de enfrentar os desafios do futuro com competência e caráter”, destacou o tenente-coronel Sidney.
Premiação
Na última sexta-feira (26), o Governo de Alagoas promoveu a premiação dos municípios alagoanos e escolas estaduais com melhor desempenho na edição 2023 do Ideb. A cerimônia do Prêmio Escola 10 aconteceu no Centro de Convenções de Maceió, com a presença do governador Paulo Dantas, da secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, prefeitos, secretários municipais de Educação e gestores das escolas premiadas. Além disso, Estado e Municípios renovaram a pactuação do Programa Escola 10 para o biênio 2025-2026.
Na ocasião, os 66 municípios que alcançaram ou superaram as metas da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) nos anos iniciais e finais do ensino fundamental foram premiados com a distribuição de R$ 20 milhões. Além disso, as 33 escolas estaduais com melhores desempenhos no Ideb nos ensinos fundamental e médio também foram homenageadas, entre elas, o CPM.
O tenente-coronel Luciano destacou a premiação: “O reconhecimento do Colégio da Polícia Militar de Arapiraca, com dois prêmios, demonstra o zelo e o comprometimento da PM/AL com o futuro da sociedade alagoana”.
Mais lidas
-
1Mangá de suspense
Alice in Borderland, Final explicado da terceira temporada: Arisu e Usagi morrem?
-
2Amizade e obsessão
Saiba tudo sobre a nova série colombiana 'A Hóspede'
-
3A verdade sobre o Bunker
O Refúgio Atômico, final explicado: O que acontece com os sobreviventes?
-
4Suspenso
MP/AL derruba pretensão da Prefeitura de Maceió de controlar Cesmac
-
5Medida
CCJ pauta PEC da Blindagem na quarta com expectativa de rejeitar tema