Educação

Circularte terá feira cultural, exposições, música e debates sobre literatura

Por Assessoria 02/09/2025 10h35
Circularte terá feira cultural, exposições, música e debates sobre literatura
Circulante - Foto: Assessoria

O projeto Circularte, uma iniciativa da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), inicia a programação de setembro na quarta-feira (3), com atividades que promovem a cultura, a arte e o debate social em Alagoas. O evento vai acontecer das 10h às 18h, no Centro de Interesse Comunitário (CIC), localizado no Campus A.C. Simões, em Maceió, oferecendo uma variedade de atrações para o público de todas as idades.

A partir das 10h, começa o Bazar Cultural, uma feira que reúne diferentes expressões artísticas e culturais da região. Logo mais às 16h, será inaugurada a exposição África em jogo: Tabuleiros da ancestralidade, idealizada por Marcello Gomes Toledo. A mostra apresenta 15 jogos de tabuleiro, entre tradicionais africanos e criações contemporâneas, oferecendo uma experiência interativa que conecta ancestralidade, arte e ludicidade. A exposição promove um diálogo visual e sensorial com as cosmologias, estratégias e histórias do continente africano, convidando o público a aprender e refletir através dos jogos.

Na mesma tarde, às 16h30, o músico Ed Salú sobe ao palco para apresentar seu talento e sua música de resistência. Natural de Alagoas, Ed Salú atua como cantor, compositor e produtor cultural, com um estilo que mistura roots, rock e reggae. Seus projetos, incluindo a banda Nação Palmares, reforçam seu compromisso com a cultura popular e os movimentos sociais, refletindo uma trajetória de dedicação e resistência na cena musical regional.

Às 17h, será realizado um bate-papo que destaca A nova literatura alagoana em verso e prosa. Uma conversa com autores alagoanos convidados sobre a produção literária contemporânea em Alagoas. Com a presença de Érika Santos, Milton Rosendo, Lucas Litrento, Milena Maria Testa e moderação de Maria Danielma dos Santos Reis

O evento reforça o compromisso de promover intercâmbios culturais e debates que envolvem arte, história, linguagem e resistência, mostrando a riqueza da produção cultural de Alagoas e do continente africano, além de valorizar a participação ativa da comunidade em iniciativas de reflexão e expressão.

Serviço

O quê: CircularteQuando: 3 de setembroProgramação:

10h às 18h - Bazar cultural16h - Exposição África em jogo: Tabuleiros da ancestralidade, com Marcello Gomes Toledo16h30 - Apresentação do músico Ed Salú17h - Bate-papo A nova literatura alagoana em verso e prosa