Educação
Decano de Jornalismo representa Ufal no Consecom/AL
Professor Luiz Dantas Vale tomou posse na terça-feira (5)

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) desponta no cenário alagoano como aliada de mais uma importante área de competência e de contribuição local: a Comunicação Social. Na luta para combater a desinformação, promover conteúdos educativos, valorizar a mídia e acompanhar políticas públicas no estado, foi retomado esta semana o Conselho Estadual de Comunicação Social (Consecom/AL) e a Ufal se faz representar no colegiado pelo professor Luiz Dantas Vale, atual decano do curso de Jornalismo. A reativação do importante órgão consultivo pelo governador Paulo Dantas foi marcada pela posse dos 38 membros, no último dia 5, cuja solenidade teve como local o Salão Aquatune, anexo ao Palácio do Governo.
“É natural que a instituição mais importante para ciência, conhecimento e tecnologia seja convocada. É uma participação que invoca todas as formações que a Ufal propicia para a sociedade e não apenas aquelas da comunicação. A participação do conselheiro, sem remuneração de qualquer natureza, entrega um pagamento não tangível que é a alegria de devolver o investimento que a sociedade paga para manter a Ufal funcionando na perspectiva de um ensino [pesquisa e extensão] gratuito, público e de alta qualidade. Portanto, indispensável a participação da instituição no Consecom de Alagoas”, disse Luiz Dantas, ao destacar a Ufal como maior polo de ciência e conhecimento do estado.
Ainda enaltecendo a importância da Ufal no Consecom, assim como na formação qualificada de recursos humanos, Dantas aproveitou para enfatizar: “Os profissionais que a Ufal forma estão na posição mais alta do sarrafo. São superlativos. A convergência digital que modificou o modo de consumo da informação, nos últimos 20 anos, tem colocado a academia de ponta cabeça. Os processos são muito rápidos e este é o desafio: entender e interferir nisto de forma qualificada e cidadã”.
E complementa: “Espero ajudar o nosso presidente Wendel Palhares a fortalecer a sociedade alagoana, por meio do importante Conselho, alinhado com o pensamento progressista do reitor Josealdo Tonholo”. O presidente do Consecom, Wendel Palhares, que também ocupa na esfera estadual o cargo de secretário de Estado da Comunicação, é um dos graduados em Jornalismo pela Ufal.
O Conselho Estadual de Comunicação foi originalmente criado em 2001, e conta com 38 membros, entre titulares e suplentes, representantes de universidade, órgãos públicos, setor produtivo e entidades da sociedade. Dantas adiantou que já na primeira reunião, a temática de abordagem tratou, pela ordem, sobre interiorização das secretarias de Comunicação, dentro do viés da comunicação pública; o mercado, de forma geral; direito autoral e um selo de qualidade. As reuniões do Conselho ocorrem bimestralmente.
Vida acadêmica
Jornalista profissional e publicitário de formação, Luiz Dantas Vale é especialista em Ensino do Jornalismo pela Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP) e cursa o mestrado em Jornalismo Cultural: pesquisa, gestão, projeto e inovação pela Universidade de Colúmbia, em Assunção (Paraguai).
Ele ingressou como docente da Ufal em 1983, onde foi aprovado em primeiro lugar do concurso público para a disciplina Comunicação Visual. Em suas mais de quatro décadas de instituição, já lecionou todas as disciplinas do curso de Jornalismo. Atualmente, ele é professor das disciplinas Administração e Marketing do Empreendimento Jornalístico e Publicidade e Propaganda para Jornalismo. Também é editor de uma coluna sobre consumo e sociedade na disciplina Comportamento e Defesa do Consumidor.
Mais lidas
-
1Por 30 minutos
Gêmeos de 1 ano se afogam na Barra de São Miguel
-
2Centro comercial
Buarque de Macedo, coração de Maceió: do apogeu à decadência
-
3Sucesso da Netflix
Amizade e ganância! Quem é o vilão em Jovens Milionários?
-
4Homicídio
Homem é executado a tiros dentro de caminhonete na Serraria
-
5É hoje!
'Vale Tudo': veja quem é quem na nova novela da TV Globo