Educação
Proerd forma nova turma na Escola Estadual Rotary

Um dia festivo e de reconhecimento para a comunidade da Escola Estadual Rotary, no Tabuleiro do Martins, em Maceió. Mais crianças seguem lutando contra as drogas e aprendendo a dizer “não”.
Na quinta-feira (24), a Gerência Estadual do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e a Polícia Militar de Alagoas (PM-AL) promoveram a formatura de 60 alunos das turmas do 5º ano do Ensino Fundamental da unidade.
.jpeg)
Nos últimos meses, sob a condução das policiais sargento Carmem e cabo Elisa, os estudantes tiveram instruções sobre o currículo que inclui temáticas como percepções e consequências do uso de álcool e outras drogas, estratégias de resistência, combate ao bullying, escolhas positivas e conscientes.
A festa não contemplou apenas os formandos. Centenas de alunos da escola, do 1º ao 5º ano, participaram das oficinas e atividades desenvolvidas por batalhões da PM. A comunidade escolar conheceu mais de perto as viaturas, equipamentos e o trabalho das unidades especializadas.
.jpeg)
Os batalhões de Polícia Ambiental (BPA), de Polícia Rodoviária (BPRv), de Rotam, Companhia Independente de Raio levaram ações ao público presente. Crianças e adolescentes puderam ainda interagir com os animais do Regimento de Polícia Montada (RPMon) e do Canil da Companhia de Choque.
A solenidade contou com a presença da gerente do Proerd, coronel R/R Valdenize Ferreira, que destacou a importância do projeto para a formação dos estudantes. “A formatura de hoje representa mais do que a conclusão de uma etapa. É o início de uma nova consciência. Queremos contribuir cada vez mais com a formação cidadã, oferecendo ferramentas que preparem esta geração para enfrentar os desafios da vida com responsabilidade e respeito ao próximo”, concluiu a coronel Valdenize.
.jpeg)
Proerd de mãe para filho
Durante a formatura, a equipe do Programa se deparou com uma grata surpresa: o Proerd também faz parte da história e dos laços entre um dos concluintes, o aluno Ryan, e sua mamãe Rayane. Quando tinha a mesma idade, Rayane foi aluna Proerd na Escola Municipal Doutor José Haroldo da Costa, guardou os ensinamentos e viu a história se repetir com seu pequeno. “Estou muito emocionada, é um dia inesquecível que, assim como ficou marcado na minha vida, ficará na vida do meu filho. Desejo que as crianças nunca esqueçam do que aprenderam nesse projeto maravilhoso e continuem trilhando o caminho do bem”, disse orgulhosa.
Orgulho que também foi visto em Ryan: “Fico muito feliz sabendo que ela fez a mesma coisa que eu. Eu aprendi que não devemos fazer bullying e também que devemos ficar muito longe das drogas”.
Proerd em Alagoas
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência é uma iniciativa de caráter educativo e preventivo que surgiu a partir de um modelo de atuação chamado Drug Abuse Resistance Education, criado na cidade de Los Angeles (EUA), em 1983.
.jpeg)
A medida consiste num esforço coletivo entre Polícia Militar, educadores, pais e comunidade para oferecer atividades educacionais em sala de aula, a fim de evitar e reduzir o uso de drogas e a violência entre crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.
O Proerd tem atuado em Alagoas desde 2002. Neste período, cerca de 498 mil alunos já foram alcançados pelo “leãozinho”, tradicional mascote do programa.
Mais lidas
-
1Regras rigorosas
Lei obriga uso de focinheira e guia curta para cães de raças agressivas em AL
-
2Plantão do sexo
Orgia entre funcionários de hospital durante expediente vaza na web e vira caso de polícia
-
3Acordo Coletivo
Mesmo com lucro de R$ 706 milhões, Equatorial tenta cortar direitos de trabalhadores
-
4Agentes de endemias e comunitários de saúde
Batalha judicial dos Agentes de Saúde chega ao fim e Justiça reconhece direito ao piso salarial e retroativos
-
5Susto
Avião com destino a Maceió faz pouso de emergência em Brasília