Educação
Uncisal abre seleção para entidades de proteção animal

A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), por meio de sua Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA-Uncisal), publicou um chamamento público para que Sociedades Protetoras de Animais (SPAs) de Alagoas indiquem profissionais interessados em compor a comissão no biênio 2025-2027. A iniciativa está em conformidade com a Resolução Normativa nº 51 do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA), de 19 de maio de 2021.
Os candidatos devem ser brasileiros e possuir graduação nas áreas de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Biotecnologia, Bioquímica ou Farmácia. Além disso, são exigidos notório saber científico e atuação reconhecida na área de formação, conforme estabelece a Lei nº 11.794/2008.
A CEUA-UNcisal atua no acompanhamento, avaliação e regulamentação de atividades que envolvem o uso de animais na instituição. Os membros indicados pelas SPAs poderão participar das reuniões de forma remota, caso residam fora da capital, Maceió.
“A presença de representantes das Sociedades Protetoras de Animais na CEUA reforça o compromisso da Uncisal com a ética e a transparência no uso de animais em pesquisas. Essa colaboração é essencial para garantir que os princípios do bem-estar animal sejam respeitados em todas as etapas dos projetos científicos”, afirmou a médica veterinária Danielle Leal, chefe do Centro de Cirurgia Experimental (CCEB).
Para formalizar a indicação, as entidades devem enviar, até o dia 1º de agosto de 2025, a documentação exigida para o e-mail oficial da CEUA ([email protected]). Entre os documentos requeridos estão ofício de indicação, declaração de aceite, currículo do candidato, diplomas e comprovação do registro da entidade no CNPJ.
Mais lidas
-
1Superação e resistência
A impressionante história real por trás do filme Perdido na Montanha
-
2Regras rigorosas
Lei obriga uso de focinheira e guia curta para cães de raças agressivas em AL
-
3Acordo Coletivo
Mesmo com lucro de R$ 706 milhões, Equatorial tenta cortar direitos de trabalhadores
-
4Plantão do sexo
Orgia entre funcionários de hospital durante expediente vaza na web e vira caso de polícia
-
5Agentes de endemias e comunitários de saúde
Batalha judicial dos Agentes de Saúde chega ao fim e Justiça reconhece direito ao piso salarial e retroativos