Educação
Projeto da Prefeitura de Maceió auxilia aluna PCD a ingressar na Ufal
Maria José, 55 anos, participou dos aulões do Pré-Enem em 2024 e conseguiu voltar para o curso de História, após uma década

O sonho de cursar uma universidade pública pode parecer distante para muitos, mas iniciativas como o projeto Pré-Enem Educar é Massa, promovido pela Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), têm auxiliado estudantes a encurtar esse caminho.
Um exemplo disso, é a história inspiradora de Maria José Teixeira da Silva, 55 anos, funcionária pública, pessoa com deficiência , que voltou a estudar após mais de uma década afastada da sala de aula universitária.
Em 2024, Maria José viu nas redes sociais, em uma matéria de um portal de notícias, que a Semed estava oferecendo aulões gratuitos de preparação para o Enem. Ela não perdeu tempo: fez a inscrição on-line e participou das aulas presenciais que ocorreram aos sábados no Shopping Pátio Maceió.
"Foi muito legal e contribuiu bastante para que eu entrasse novamente no curso de História, na Ufal. As dicas dos professores foram muito proveitosas. Peguei umas dicas muito legais que transmitiram durante as aulas. Achei maravilhoso", conta Maria José.
Essa não foi a primeira vez que ela ingressou na Universidade Federal de Alagoas. Em 2009, começou o curso de História, mas precisou abandonar no quinto período devido a desafios da vida pessoal, incluindo trabalho em dois empregos e o cuidado com a mãe doente. Agora, com a ajuda do projeto da Prefeitura, ela retorna para concluir o que havia começado.
“Dessa vez, acredito que será melhor. Terei mais tempo para me dedicar. Graças a Deus, estou tendo essa oportunidade de retornar e espero concluir meu curso”, afirma.
Maria José faz questão de recomendar o projeto para quem deseja uma vaga na Ufal. “Eu super indico. Se inscreva quando abrirem as inscrições, que eu acredito que vai ter esse ano de novo, vai dar certo, confie em você e aproveite as dicas dos professores. Gostei demais do pessoal. Tanto da recepção quanto dos professores. Foi maravilhoso”, enfatiza.
Educar é Massa
O projeto teve duas edições realizadas em 2023 e 2024. Os pré-vestibulares gratuitos da Semed (Pré-Enem e Pré-Ifal ) beneficiaram milhares de estudantes, que acompanharam, pessoalmente ou on-line, aulões gratuitos com professores renomados de Alagoas e do Brasil.
As aulas cobrem todo o conteúdo do Enem e do Ifal, com foco em revisão e dicas estratégicas para as provas. A iniciativa é uma contribuição da Prefeitura de Maceió para os estudantes que querem ingressar no Ensino Superior e reforça o compromisso da gestão municipal com uma educação inclusiva e transformadora.
Para quem, como Maria José, acredita que nunca é tarde para recomeçar, o Educar é Massa não é só um projeto educacional, é um portal de novos começos.
Mais lidas
-
1Plantão do sexo
Orgia entre funcionários de hospital durante expediente vaza na web e vira caso de polícia
-
2Susto
Avião com destino a Maceió faz pouso de emergência em Brasília
-
3Mistério e suspense
O que acontece no final de Ángela? Entenda desfecho da minissérie espanhola
-
4Invencível amor!
Quando Diná se apaixona por Otávio Jordão em 'A Viagem'?
-
5É hoje!
'Vale Tudo': veja quem é quem na nova novela da TV Globo