Educação
Programa de educação continuada abre vagas para alunos de Computação da Ufal
Edge Academy conta com formação técnica, profissional e comportamental e oferece bolsas a partir de R$771; edital será lançado em evento no próximo dia 9 de julho

O Centro de Inovação Edge lança, na próxima quarta-feira (09), às 13h30, no auditório da Reitoria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o terceiro edital para seleção de bolsistas para o Edge Academy, projeto de educação continuada viabilizado com recursos da Softex e com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A iniciativa é voltada exclusivamente para alunos do Instituto de Computação da Ufal, do Campus A.C Simões..
Para participar da seleção, o aluno deve estar regularmente matriculado na Ufal, nos Cursos de Ciência da Computação ou Engenharia da Computação. O processo seletivo será composto por três fases - a primeira consiste em uma triagem inicial (eliminatória); a segunda é uma avaliação técnica presencial (eliminatória); e, por fim, a terceira fase, composta por uma avaliação comportamental e uma prova prática (classificatória).
Os alunos selecionados terão acesso a uma bolsa de estudos gradual, conforme seu progresso no Programa, e contarão com a infraestrutura e recursos disponibilizados pelo Centro de Inovação Edge, incluindo a utilização do espaço físico, equipamentos, cursos, treinamentos e mentorias.
O Programa conta com a Formação Básica, com duração de 6 meses, constituída pelas Imersões Técnico-Comportamentais, com aulas e atividades sobre Product Discovery, Metodologias Ágeis, Quality Assurance (QA), entre outros, além dos acompanhamentos psicológicos individuais e em grupo dos alunos. Com a conclusão desta etapa, os alunos seguem para a segunda fase do Programa, com Trilhas de Formação Específicas, onde o bolsista pode escolher entre as áreas de Desenvolvimento de Software, Sistemas Embarcados ou Inteligência Artificial. Os alunos recebem, ainda, a oportunidade de integrar projetos do Edge nessas áreas.
Dois anos de resultados - Atualmente, o Edge Academy tem 73 alunos bolsistas, e muitos deles já estão tendo o primeiro contato com o desenvolvimento de soluções para os clientes do Edge, como Petrobras, Dell, Embraer, Thales Group e Prysmian. Para o coordenador do Edge e professor do Instituto de Computação, Willy Tiengo, o Programa tornou-se uma referência técnica, acadêmica e multidisciplinar, preparando jovens para os desafios do mercado, amparados por bases científicas. “Estamos oferecendo a oportunidade de expansão do conhecimento adquirido em sala de aula, com aplicações práticas em entregas que transformam negócios de grandes empresas. Isso é fundamental para que um aluno, ainda na Graduação, possa ampliar suas perspectivas, e tornar-se um profissional cada vez mais preparado”, completa.
Além de estimular a excelência acadêmica e a produção de conhecimento durante toda a graduação, o Programa facilita o acesso a profissionais e pesquisadores de diferentes áreas de atuação e conta, ainda, com orientação profissional e de carreira, com acompanhamento individualizado apoiado na tríade - planejamento de carreira, melhoria do desempenho e psicoeducação voltada ao desenvolvimento de carreira.
Mais lidas
-
1PROGRAME-SE
Comércio de Maceió fecha no Dia do Comerciário; shoppings funcionam parcialmente
-
2Mistérios, romances e reviravoltas!
O que aconteceu com a jovem Cadence na série Mentirosos?
-
3Posto 7
Assessor político é encontrado morto dentro de veículo próximo a base da Oplit na Jatiúca
-
4Sobrevivência nas profundezas
A impressionante histórial real por trás de 'O Último Respiro'
-
5Trágico!
Jogo final! Reviravolta da jogadora 222 é a coisa mais triste que a série 'Round 6' já fez