Educação
Governo de Alagoas autoriza construção de nova Creche Cria em Batalha
O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), continua a expandir a Educação Infantil com a autorização para a construção de uma nova unidade da Creche Cria em Batalha. A ordem de serviço será assinada nesta quinta-feira (12), às 11h, com a presença do governador Paulo Dantas, da secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, do prefeito Wagney Dantas, da secretária municipal de Educação, Leandra Nazaré de Farias, e outras autoridades locais e estaduais. Esta será a 76ª Creche Cria entregue à população alagoana.
A nova creche será implantada no bairro Santa Luzia, mais conhecido como Funil, uma das comunidades mais antigas e com maior vulnerabilidade social da cidade. A iniciativa representa um importante reforço à política pública de atenção à Primeira Infância, com impacto direto na qualidade de vida das famílias e no desenvolvimento das crianças da região.
NOVA UNIDADE EM BATALHA
Esta será a segunda unidade da Creche Cria do município. A primeira, localizada no bairro Algaroba III (Cohab) e batizada de Creche Cria Antonielly Soares Barbosa, foi entregue em 2022 e atende atualmente cerca de 126 crianças em tempo integral.
Com um investimento de R$ 4.459.172,17, a nova unidade terá capacidade para atender até 200 crianças de 0 a 5 anos e 11 meses. Durante as obras, a expectativa é de geração de aproximadamente 40 empregos diretos e indiretos, estimulando a economia local. A estrutura contará com espaços de convívio, salas de aula para creche e pré-escola, sala multiuso, refeitório, área administrativa completa, lavanderia, horta, solário, pátio coberto e playground, entre outros ambientes.
PROGRAMA CRECHE CRIA
A Creche Cria é o maior programa de construção de creches da história de Alagoas, com financiamento 100% do tesouro estadual. Desde sua criação, em 2022, com a inauguração da primeira unidade em Delmiro Gouveia, o programa já entregou 77 creches em diversas regiões do estado. A meta é chegar a 200 unidades, com 40 mil vagas para a Educação Infantil e cerca de 8 mil empregos gerados, diretos e indiretos.
As unidades seguem um modelo padrão e são entregues mobiliadas, prontas para funcionamento. A gestão dos equipamentos, por sua vez, é de responsabilidade dos municípios, que definem o regime de funcionamento, contratam os profissionais e garantem alimentação e manutenção dos espaços. O município também é responsável pela cessão do terreno onde a creche é construída.
Mais lidas
-
1'Prisão dos Famosos'
A história real de Poliana em Tremembé: o crime que chocou até pedófilos na internet
-
2Mais opaco, mais tenso e mais adulto
Quem é André Lamoglia, o bicheiro Profeta de 'Os Donos do Jogo'
-
3Litoral Norte
Olhar da Gente chega a São Miguel dos Milagres e realiza triagens
-
4'Culpables'
Nossa Culpa, final explicado: como termina a saga dos protagonistas Noah e Nick
-
5'Violência vicária'
Ninguém Nos viu Partir: uma história real e emocionante sobre amor, separação e poder




