Educação
Observatório Astronômico do Cepa está com agendamento para visitas escolares
Espaço promove a divulgação científica e o encantamento pelo universo através de observações e projeções imersivas
O Observatório Astronômico Genival Leite Lima (OAGLL), vinculado à Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc) e localizado no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), em Maceió, está aberto para agendamento de visitas escolares e sessões destinadas ao público em geral. As sessões para grupos escolares podem ser agendadas de segunda a sexta-feira, nos seguintes horários:
Segundas, quartas e sextas-feiras: das 8h às 12h;
Terças e quintas-feiras: das 14h às 17h e das 19h às 20h;
Sábados: sessões abertas ao público, das 19h às 20h.
Para agendar visitas ou obter mais informações, os interessados devem entrar em contato com o professor Adriano Aubert Silva Barros, coordenador do OAGLL, por meio do telefone/WhatsApp: (82) 99981-5724 ou pelo e-mail: [email protected].
Para escolas que não pertencem à Rede Pública Estadual, é necessário enviar um ofício digital assinado, direcionado ao OAGLL, sugerindo data e horário para a visita, através do mesmo e-mail de contato.
Todas as atividades promovidas pelo OAGLL são gratuitas. A visitação é aberta a todas as pessoas interessadas, mediante agendamento.
Infraestrutura diferenciada no cenário nacional
Em atividade desde 2009, o OAGLL se destaca por reunir, em um mesmo espaço, um observatório astronômico e um planetário digital — condição rara, mesmo em âmbito nacional, onde geralmente as cidades dispõem de apenas um desses equipamentos.
Educação e ciência ao alcance de todos
A capacidade atual do planetário digital é de 35 participantes por sessão. O espaço proporciona experiências de imersão audiovisual, estimulando o aprendizado e despertando o interesse de crianças, jovens e adultos pelo conhecimento científico.
Paralelamente, o observatório permite atividades práticas de contemplação astronômica, utilizando telescópios para observações da superfície lunar, de planetas como Júpiter e Saturno, além de estrelas e outros corpos celestes.
Como destaca o coordenador do OAGLL, professor Adriano Aubert, o espaço possibilita uma compreensão ampliada sobre as relações entre o micro e o macrocosmo, além de fomentar reflexões sobre a posição do ser humano no universo.
Mais lidas
-
1'Prisão dos Famosos'
A história real de Poliana em Tremembé: o crime que chocou até pedófilos na internet
-
2Mais opaco, mais tenso e mais adulto
Quem é André Lamoglia, o bicheiro Profeta de 'Os Donos do Jogo'
-
3Litoral Norte
Olhar da Gente chega a São Miguel dos Milagres e realiza triagens
-
4'Culpables'
Nossa Culpa, final explicado: como termina a saga dos protagonistas Noah e Nick
-
5'Violência vicária'
Ninguém Nos viu Partir: uma história real e emocionante sobre amor, separação e poder




