Educação

Ufal suspende aulas presenciais nos campus Maceió, Viçosa e Rio Largo devido às fortes chuvas

Simpósio de Saúde da População Negra está mantido e segue com programação na Reitoria, no Campus A.C. Simões

Por Ascom Ufal 19/05/2025 10h38
Ufal suspende aulas presenciais nos campus Maceió, Viçosa e Rio Largo devido às fortes chuvas
Campus da Ufal em Maceió - Foto: Renner Boldrino / Ascom Ufal

Em razão das fortes chuvas que atingem o estado de Alagoas, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) suspendeu todas as atividades presenciais nos campi A.C. Simões, em Maceió, de Engenharias e Ciências Agrárias (Ceca), em Rio Largo, e Unidade de Viçosa, nesta segunda (19) e terça-feira (20). A decisão foi tomada diante do agravamento da situação climática e dos alertas emitidos pela Defesa Civil Municipal e Estadual.

Para tomar a decisão de suspender as atividades presenciais, o reitor Josealdo Tonholo conversou com o coronel Moisés Melo, da Defesa Civil Estadual, e o professor Abelardo Nobre, coordenador da Defesa Civil de Maceió. “A Defesa Civil nos alertou que a previsão é de intensificação das chuvas ao longo desta manhã e durante a terça-feira. O nível dos rios está subindo, e há riscos de alagamentos e quedas de árvores. Ainda não há estradas interditadas, mas a situação pode piorar. Diante disso, estamos orientando a suspensão das atividades presenciais e, sempre que possível, a adoção do formato remoto. Sei que estamos em período de avaliações, mas a segurança de todas as pessoas é prioridade”, reforçou, ao destacar que também conversou com o Fórum de Diretores das Unidades Acadêmicas e a direção do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Com as atividades suspensas, a Pró-reitoria também emitiu nota esclarecendo que o Restaurante Universitário (RU) de Maceió funcionará nesta segunda-feira (19) apenas para o almoço, mantendo atendimento para os moradores da Residência Universitária (RUA). No Ceca, vai funcionar somente para o almoço de hoje e, amanhã, estará fechado. Os demais restaurantes da Unidade de Viçosa, dos campi Arapiraca e do Sertão, em Delmiro Gouveia, abrem normalmente.

A Biblioteca Central (BC) da Ufal foi bastante afetada pelas fortes chuvas. De acordo com a diretora Cristiane Estevão, o prédio amanheceu alagado, com infiltrações e água em setores do acervo e do serviço de empréstimos. "Estamos suspendendo o funcionamento da BC. Ficaremos totalmente no remoto", informou.

A Ufal orienta que a comunidade acadêmica acompanhe os canais oficiais da instituição para novas atualizações. A situação mobiliza equipes da Pró-reitoria de Infraestrutura (Proinfra), que está visitando os prédios do Campus A.C. Simões para fazer o levantamento dos estragos. "Estamos tentando atender a todos os chamados, mas a situação está muito complicada", declarou o pró-reitor Felipe Paes.

De acordo com levantamento já feito, muitos prédios estão com infiltração e alagamento e também houve queda de árvores no Ceca, na área da Faculdade de Odontologia (Foufal) e no estacionamento da Reitoria. A recomendação da Proinfra é não estacionar veículos em baixo ou próximo de árvores e não trafegar em áreas alagadas.Simpósio está mantido

Apesar da suspensão das atividades presenciais na Ufal, nesta segunda (19), em decorrência das fortes chuvas, está mantida a realização do 1º Simpósio Alagoano de Saúde da População Negra, Povos de Terreiro e de Matrizes Africanas, que ocorre de hoje até dia 21 de maio, no auditório da Reitoria, no Campus A.C. Simões. A organização do evento decidiu manter a programação porque já conta com a presença de participantes vindos de outros estados.

O simpósio é fruto da parceria entre a Faculdade de Medicina, a Faculdade de Serviço Social, o Centro Inaê, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde (Renafro). O objetivo é debater a implementação de políticas públicas de saúde voltadas à população negra e aos povos de terreiro. Participam do evento representantes do Ministério da Saúde e do Ministério da Igualdade Racial, reforçando a importância da pauta no contexto nacional.