Educação

Estudantes falam da expectativa para segunda edição do programa

Iniciativa inédita leva estudantes da rede estadual para intercâmbio na Inglaterra com bolsas, apoio integral e experiências que transformam vidas

Por Yasmin Henrique / Ascom Seduc 13/05/2025 08h14 - Atualizado em 13/05/2025 08h39
Estudantes falam da expectativa para segunda edição do programa
Programa Daqui pra o Mundo levará 100 jovens para intercâmbio nos EUA - Foto: Alexandre Teixeira / Ascom Seduc

Criado para transformar vidas por meio da educação, o programa Daqui Pra o Mundo completa um ano como uma das mais significativas iniciativas do Governo de Alagoas voltadas à juventude. Idealizado pelo governador Paulo Dantas e instituído pela Lei nº 8.783, de 22 de dezembro de 2022, o programa oferece bolsas de intercâmbio internacional para alunos do ensino médio da Rede Pública Estadual, democratizando o acesso a experiências de intercâmbio no exterior. Este ano, 100 estudantes embarcarão para o intercâmbio e falam das suas expectativas em relação ao programa.

Expectativas

Os jovens contam os dias para a experiência que mudará as suas vidas. “Estou muito empolgada com essa oportunidade única em minha vida, super ansiosa com tudo. Acredito que conhecer um país novo e uma cultura nova vai ser algo incrível”, afirmou Adryele Lima, de 18 anos, aluna e presidente do grêmio da Escola Estadual Princesa Isabel, localizada no CEPA, em Maceió. Para ela, o programa é uma iniciativa muito importante, “visto que incentiva os estudantes de toda a Rede Pública do ensino médio a se esforçarem para conseguir participar”.

Também da capital, Luiz Gabriel Tenório, de 16 anos, aluno da Escola Estadual Professor Theonilo Gama, no Jacintinho, falou o que espera da viagem. “Estou muito ansioso, pois terei a chance de melhorar meu inglês e visitar diversos lugares”, pontuou. O estudante também destacou o impacto do programa. “É uma ótima iniciativa, porque pode mostrar o quanto a educação vale a pena”, resumiu.

O programa

O Daqui Pra o Mundo oferece três modalidades de intercâmbio: curso equivalente ao ensino médio no Brasil, curso profissionalizante e imersão linguística no idioma do país anfitrião. A iniciativa tem como objetivos fomentar o protagonismo juvenil, preparar os estudantes para o mercado de trabalho e a vida em sociedade, ampliar seus conhecimentos acadêmicos e culturais, e incentivar o bilinguismo.

Na primeira edição, realizada em maio de 2024, 50 estudantes da Rede Estadual embarcaram para o Reino Unido, onde vivenciaram uma imersão cultural em quatro cidades britânicas — Oxford, Cambridge, Canterbury e Brighton — além da capital, Londres. Toda a experiência foi custeada integralmente pelo Governo de Alagoas, que garantiu passagens, hospedagem, alimentação e suporte durante o intercâmbio.

A segunda edição do programa ampliou ainda mais o alcance da iniciativa. O número de vagas foi dobrado: agora, 100 estudantes da Rede Estadual foram selecionados para participar de uma nova jornada educacional e cultural no Reino Unido, com todos os benefícios garantidos desde a primeira edição. A data da viagem será divulgada em breve.

Processo seletivo

O processo seletivo, conduzido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), conta com duas etapas: análise documental e aplicação de uma prova de proficiência em Língua Inglesa, com 40 questões. Entre os critérios para participação estão: estar matriculado no ensino médio da Rede Estadual, ter no mínimo 16 anos até a data do embarque, frequência escolar mínima de 80%, autorização do responsável legal e submissão ao processo de concessão de visto do país de destino.

Para garantir mais transparência e inclusão, também há critérios de desempate, priorizando os estudantes mais próximos da conclusão do ensino médio e os de maior idade. Os aprovados são os alunos com as melhores notas. Já os classificados ficam como suplentes, podendo ser convocados em caso de desistência de algum titular.