Educação
54º Concurso Internacional de Cartas: estudante de Arapiraca é o vencedor da etapa estadual
Além de premiação em dinheiro, autor da melhor redação estadual receberá um troféu pela conquista

Giovanni dos Santos Silva, aluno do 1º Ano do Ensino Médio no Colégio da Polícia Militar Tiradentes - Unidade Agreste, em Arapiraca, é o vencedor da etapa estadual do 54º Concurso Internacional de Redação de Cartas, realizado no Brasil pelos Correios. O estudante, de 15 anos, e a instituição de ensino receberão premiações de R$ 2,3 mil e R$ 2,5 mil, respectivamente, conforme o regulamento.
Finalistas – O segundo e o terceiro colocados estaduais são:
Felipe André de Oliveira Santos, do Colégio da Polícia Militar Tiradentes - Unidade Agreste, em Arapiraca;
Rafael Dué Vieira Fagundes, do Colégio Santa Amélia - Unidade Gruta, em Maceió.
Já as primeiras colocadas na etapa nacional são:
Beatriz Kfouri Azevedo, da Maple Bear Aracaju, em Aracaju/SE;
Ana Luíza Costa Silva, da Associação Educacional Professora Noronha, em Dom Pedro/MA;
Sâmia Gabriele Freitas Costa, do Centro Educacional Contexto, em Parnaíba/PI.
Mais informações estão disponíveis no site dos Correios.
Nesta edição, os jovens foram convidados a darem voz à imensidão do mar, mergulhando em sua grandiosidade, nas ameaças que enfrenta e na importância de sua preservação. Com o tema “Imagine que você é o oceano. Escreva uma carta a alguém para explicar-lhe por que ele deveria cuidar de você e como deveria fazê-lo”, os participantes tiveram a chance de expressar sua consciência ambiental em uma mensagem ao mundo.
No Brasil, o certame é desenvolvido em três fases: escolar, estadual e nacional, onde são selecionadas as três melhores redações. Destas, a primeira colocada irá representar o Brasil na fase internacional, que é de responsabilidade da UPU. Este ano, os Correios receberam 3.881 cartas, de 1.918 escolas participantes. Em Alagoas, foram 53 e 28, respectivamente.
Histórico – O Concurso Internacional de Redação de Cartas é mais um compromisso dos Correios com o desenvolvimento nacional por meio da educação e com sua atuação como agente público do governo federal. Além de incentivar a escrita entre os jovens, também fortalece o papel da estatal na promoção da responsabilidade social e no desenvolvimento da sociedade.
Segundo país mais bem colocado no Concurso, o Brasil conquistou 3 medalhas de ouro (1972, 1988 e 2006); 2 de prata (1978 e 1980); 2 medalhas de bronze (1992 e 2015) e 6 menções honrosas (2009, 2012, 2016, 2017, 2018 e 2023). O país só fica atrás da China, que possui 5 medalhas de ouro. A carta vencedora de 2024 foi de uma estudante do Quênia, na África.
Os resultados dos últimos 51 anos são bastante expressivos no cenário internacional. Desta forma, além de fomentar a educação no contexto nacional, a empresa também tem contribuído para alavancar, no campo educacional, a representatividade do país em esfera global.
Mais lidas
-
1Povoado Lagoa dos Porcos
Chacina: cinco pessoas são encontradas mortas dentro de casa em Estrela de Alagoas
-
2Copa do Brasil
CRB inicia venda de ingressos para partida em Maceió contra o Santos
-
3Morte fetal tardia
Médicos explicam perda de bebê da apresentadora Tati Machado em final de gestação
-
4Orçamento crítico
Ufal confirma que pode “fechar as portas”
-
5Vilã sem escrúpulos
Como Maria de Fátima separa Afonso de Solange em 'Vale Tudo'