Educação

Samu nas Escolas abre inscrições e reforça conscientização cidadã

Por Arnaldo Santtos / Ascom Samu 14/03/2025 12h11
Samu nas Escolas abre inscrições e reforça conscientização cidadã
Projeto se destaca pelo impacto social e educativo - Foto: Sesau/AL

Com o objetivo de reduzir os trotes recebidos pelo Samu Maceió e capacitar estudantes sobre primeiros socorros, o Projeto Samu nas Escolas (PSE) está com inscrições abertas. Tiveram início nessa quinta-feira (13), e vão até o dia 16 de março. Serão selecionados 31 acadêmicos de medicina, enfermagem e serviço social.

A iniciativa, que é uma parceria entre a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), busca formar acadêmicos de medicina, enfermagem e serviço social para atuarem em escolas públicas e privadas de Maceió.

O projeto se destaca pelo impacto social e educativo, uma vez que os acadêmicos selecionados promovem oficinas lúdicas sobre primeiros socorros para alunos do ensino fundamental e médio.

As atividades incluem dinâmicas, dramatizações e jogos, garantindo uma abordagem acessível. Além disso, conscientizam sobre os impactos negativos dos trotes, que representam cerca de 37% das chamadas recebidas pela Central de Regulação das Urgências (CRU).

A coordenadora do Samu Maceió, Beatriz Santana, destaca a importância do projeto.

"O PSE é fundamental para a formação cidadã dos estudantes, pois leva conhecimento sobre primeiros socorros e os conscientiza sobre a gravidade dos trotes. Isso impacta diretamente na eficiência do Samu e na qualidade do atendimento prestado à população", afirma.

O processo seletivo inclui inscrição, entrevista e apresentação de um tema sorteado sobre emergências médicas, como engasgos e queimaduras.

O resultado final será divulgado em 24 de março, e os aprovados participarão de capacitações com profissionais do Samu. A organização das atividades do PSE, após a seleção, é realizada pelo Setor de Serviço do Samu Maceió.

O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, ressalta o impacto positivo da iniciativa.

"O PSE é uma ferramenta poderosa de educação em saúde. Ao ensinarmos crianças e adolescentes sobre primeiros socorros e a importância do Samu, eles se tornam multiplicadores desse conhecimento e ajudam a reduzir os trotes, que comprometem o atendimento a quem realmente precisa", enfatiza.


Cronograma da seleção

O cronograma da seleção e os resultados do processo seletivo estão sendo divulgados pelo Instagram oficial (@samunasescolasufal).

A capacitação para os selecionados ocorrerá no dia 29 de março, na sede do Samu no bairro do Farol.

As atividades do PSE, junto às escolas, terão início em 4 de abril, consolidando-se como um dos principais projetos de responsabilidade social na área da saúde em Maceió.