Educação

Ensino superior: candidatos têm até esta terça-feira para efetuar inscrição no SiSu

Seleção é a porta de entrada para o Ensino Superior de universidades estaduais e federais do Brasil

Por Ascom Seduc 20/01/2025 19h59
Ensino superior: candidatos têm até esta terça-feira para efetuar inscrição no SiSu
O resultado da classificação do Sisu será divulgado no dia 26 - Foto: Alexandre Teixeira / Ascom Seduc

Abertas desde a última sexta-feira (17), as inscrições para o SiSu (Sistema de Seleção Unificada) se encerram nesta terça-feira (21) . A seleção é a porta de entrada para o Ensino Superior de universidades estaduais e federais do Brasil.

Em Alagoas, estão sendo oferecidas 5.250 vagas, sendo 4.015 para a Ufal e 1.235 para a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal). Pela Ufal, são 98 cursos distribuídos nos campi Maceió, Arapiraca e Delmiro Gouveia. Na Uneal, são 36 cursos nos campi Arapiraca, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema, União dos Palmares, São Miguel dos Campos e Maceió.

Como realizar a inscrição

Para realizar a inscrição no Sisu, são necessários os seguintes procedimentos: acessar a página do Sisu (https://sisualuno.mec.gov.br/#...), clicar em “fazer inscrição” e entrar com seu perfil do gov.br, confirmar os dados de contato, preencher o perfil socioeconômico para a Lei de Cotas e escolher até duas opções de cursos. Nessa etapa, é possível pesquisar vagas pelo nome do município, da instituição ou do curso, além de ter acesso a detalhes e modalidades disponíveis - conferir e confirmar os dados do curso e da modalidade escolhidos.

Após confirmar a inscrição, o estudante será encaminhado para a tela “minha inscrição”, na qual estarão disponíveis informações sobre a opção escolhida, como a classificação parcial. O resultado da classificação será divulgado no dia 26.

Cronograma SISU 2025

Período de Inscrições: 17 a 21 de janeiro

Resultado: 26 de janeiro

Matrículas: 27 a 31 de janeiro

Manifestação de interesse na lista de espera: 26 a 31 de janeiro

Rede Estadual

A Rede Estadual de Ensino teve aumento da participação de seus estudantes nos dois dias de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Dados da Secretaria de Estado da Educação apontam que, em comparação com a edição 2023, houve um crescimento de quase 11 pontos percentuais na participação dos alunos da rede estadual nos dois dias de prova, passando de 69,5% em 2023 para 80% em 2024.

O crescimento é superior ao que foi registrado em Alagoas e no Brasil. No estado, a média de participantes nos dois dias passou de 68,2% para 72,1%, um aumento de quase 4 pontos percentuais, enquanto no Brasil passou de 70% para 71,45%, um avanço de 1,45 pontos percentuais.

“Tivemos um aumento significativo de participação efetiva dos estudantes da nossa rede, com crescimento de 11 pontos acima do percentual do ano passado, ficando acima do percentual de participação nacional. Assim como ocorreu no país, esse aumento interfere na média final”, avalia Danielly Verçosa, gerente especial de Exames para o Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação.

Em 2024, o programa do Governo de Alagoas criado para fortalecer a preparação dos alunos da Rede Estadual obteve números expressivos. O “Foca o Enem” garante a distribuição de material didático específico, totalizando 1 milhão de impressões no ano passado, quando foram ministradas 229 aulas sobre diversas áreas do conhecimento. Também foram realizados 16 aulões online ao vivo para todas as escolas, com 71.973 visualizações.

Além disso, com o Simulado Foca o Enem, todos puderam treinar o cumprimento das regras, o tempo destinado à prova, a quantidade de questões, o preenchimento da folha de resposta e a produção de redação, entre outros procedimentos relacionados ao exame.

Tags: