Educação

Uneal aprova Mestrado Profissional em Educação Inclusiva

Universidade passa a integrar oficialmente a rede de Instituições de Educação Superior (IES) do Profei

Por Priscila Anacleto / Ascom Uneal 20/08/2024 09h31 - Atualizado em 20/08/2024 13h45
Uneal aprova Mestrado Profissional em Educação Inclusiva
Expansão da Uneal permite que muita gente possa ter acesso a um mestrado - Foto: Ascom Uneal

A Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) obteve a aprovação de sua proposta para o Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (Profei), após avaliação do Conselho Gestor do Programa e da Comissão do Edital de Credenciamento e Expansão 2025. Com essa conquista, a Uneal passa a integrar oficialmente a rede de Instituições de Educação Superior (IES) do PROFEI, um programa reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O reitor da Uneal, Odilon Máximo, destacou a importância dessa conquista para a interiorização da pós-graduação no Brasil. “Caminhar para a expansão dos programas dentro da Uneal, especialmente no interior, é muito importante para a interiorização da pós-graduação no Brasil, já que esses cursos estão centralizados nas capitais e grandes cidades. Essa expansão da Uneal permite que muita gente possa ter acesso a um mestrado”, afirmou o reitor.

O professor Wellyngton Chaves, coordenador de Pós-graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propep), ressaltou o desafio enfrentado para a submissão da proposta. “Quando soube do edital da Unesp, que é a coordenadora nacional do Profei, rapidamente procuramos docentes que atendessem minimamente o perfil exigido para o Programa. Tínhamos menos de duas semanas para darmos conta de tudo. Mas quem convidamos aceitou prontamente, e em poucos dias de reuniões e levantamento de documentos, com o apoio irrestrito da PROPEP e do Reitor Odilon, conseguimos dar conta e submetemos mais de 360 MB de documentos em PDF. Eis que o resultado foi altamente positivo, em uma área importantíssima para a formação de nossos professores da rede pública”, afirmou.

O Profei é um programa de pós-graduação stricto sensu, com o objetivo de oferecer formação continuada a professores(as) em exercício na Rede Pública de Ensino da Educação Básica. O programa visa aprimorar o conhecimento e as práticas dos educadores, promovendo o desenvolvimento de uma educação inclusiva e contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino no Brasil.

O corpo docente do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva da Uneal conta com professores renomados, distribuídos em diferentes linhas de pesquisa:

Área de Concentração: Educação Inclusiva

Linha 1: Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva

- Ma. Ana Paula Monteiro Rêgo, Uneal

- Dr.ª Graciele Oliveira Faustino, Uneal

- Dr. Nalfran Modesto Benvinda, Uneal

Linha 2: Inovação Tecnológica e Tecnologia Assistiva

Linha 3: Práticas e Processos Formativos de Educadores para Educação Inclusiva

- Dr. Adalberto Duarte Pereira Filho, Ufal

- Dr.ª Elizete Santos Balbino, Uneal

- Dr.ª Jane Cleide dos Santos Bezerra, Uneal

- Dr.ª Maria do Socorro Barbosa Macêdo, Uneal

- Dr.ª Samara Cavalcanti da Silva, Uneal

- Dr. Wellyngton Chaves Monteiro da Silva, Uneal

A aprovação deste mestrado marca um importante avanço para a Uneal, consolidando o compromisso da instituição com a formação de professores e a promoção de uma educação inclusiva de qualidade em Alagoas. O Profei da Uneal será realizado no campus I, em Arapiraca. A previsão é que a primeira turma tenha início no primeiro semestre de 2025.