Educação

Escolas municipais festejam São João com folguedos, danças e comidas típicas

Por Janaina Farias/ Ascom Semed 22/06/2024 10h28 - Atualizado em 22/06/2024 13h08
Escolas municipais festejam São João com folguedos, danças e comidas típicas
As comemorações buscam valorizar e promover a cultura nordestina - Foto: Semed

As comemorações dos festejos juninos nas escolas da Rede Municipal de Educação de Maceió contaram com bandeirinhas, trajes em xadrez, comidas típicas, músicas tradicionais, quadrilha e muito anarriê, alavantú e balancê.

A decoração de algumas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) contou até com cenário típico bem parecido com uma cidadezinha do interior e que fez todo mundo entrar no clima. No CMEI Marta Célia, localizado no Eustáquio Gomes, a festa encantou a todos os presentes e reuniu professores, alunos, funcionários e pais de alunos.

Segundo a diretora do CMEI, Vera Nascimento, tudo foi pensando nos mínimos detalhes para fazer da festa de São João inesquecível para os pequenos. “Teve muita muito forró e muita comida típica, nossas crianças puderam conhecer um pouco da nossa cultura”.

Vera ressalta a importância da cultura nordestina para as crianças. “Transmitir nossa cultura, a cultura do nosso Nordeste para as crianças é muito importante, pois é marcado por infinitas belezas e manifestações culturais, cheio de histórias e tradições. Falamos de grandes personalidades, como, por exemplo, o ilustre Luiz Gonzaga, Rei do Baião. As crianças dançaram muito e se divertiram bastante, foi um momento de experiências e muita vivência que elas irão levar para o resto da vida”, ressalta a diretora.

A programação contou com várias apresentações. Para a professora Jacyelle Karinne Bento, a festa mais popular do país estava sendo muito esperada pelos pequenos.

“Nossa comunidade se encantou com o show de apresentações feitas por nossa equipe e por nossas crianças. Elas abrilhantaram o momento trazendo o que aprenderam sobre o nosso Nordeste. Contemplamos as famílias com sorteio de balaios e finalizamos com um café regional”, afirmou.

O momento junino foi mencionado pela estudante Maria Sofia Mitomari como uma festa muito cultural e divertida. “O Nordeste tem muita musica, cultura e diversão”, disse Maria.

Já o aluno Levi Augusto, disse que aquele momento foi muito especial e divertido e que dançou muito: “Nos apresentamos hoje e dançamos Luiz Gonzaga, o Rei do baião”.

Folguedo na rede

Na Escola Municipal José Bandeira de Medeiros, localizada na Ponta Grossa, a atração principal ficou por conta do folguedos na rede. O diretor Walfran Caraíba disse que a programação contou apresentações de folguedos e coco de roda.

“Foi maravilhoso, a escola estava toda reunida, tivemos programação pela manhã e tarde. Na festa teve cuscuz recheado, munguzá, cachorro quente, bolo de milho e pipoca”, disse o diretor.

A Assistente Social, Regina Martins, da Escola Municipal José Bandeira falou da importância do projeto de resgate dos foguetes alagoanos que se apresentou durante os festejos juninos. Esse projeto será nosso projeto pedagógico, está no nosso planejamento anual, trabalhar a cultura alagoana em especial e trazer para as crianças da nossa escola de uma forma com que elas possam não apenas conhecer, mas também participar, interagir e se aprofundar na história do nosso povo, nas nossas tradições”, afirmou a assistente social.

Regina explica que fez todo o diferencial nos festejos juninos foi o trabalho da Mestre Ana Paula, que despertou nas crianças e também na comunidade a importância do foguete, do coco de roda.

“Trabalhar com as crianças nessa questão do reconhecimento, do pertencimento das tradições alagoanas, vai além da sala. Essa é a proposta da Mestra Ana Paula, que buscou dar um valor incalculável, porque uma coisa é o professor, o assistente social, o antropólogo vim conversar com os alunos e outra coisa é fazer com que os alunos participem, pois ensaiam, dançam e vivenciam na pele a cultura”, conta Regina.

Na Escola Municipal Santo Antônio, localizada na zona rural do bairro do Benedito Bentes, não foi diferente. A festa junina intitulado de “ A escola Santo Antônio é Massa”, não faltou a alegria e a participação da comunidade escolar que contagiou a todos presentes.

Para a diretora da escola, a quadrilha era a mais esperada e superou as expectativas. “A festa foi muito animada, com todos se divertindo nas diversas atividades preparadas. A quadrilha foi um dos pontos altos, com os alunos e professores dançado juntos, mantendo viva essa tradição tão querida e esperada por eles. As danças típicas apresentadas pelas alunos encantaram a todos, mostrando talento e dedicação”, conta a diretora da escola Givalda Matilde.



As escolas da rede municipal comemoram o São João com muita alegria, arrastapé e comidas típicas. Fotos: Cortesias