Educação

Ifal oferta 11 vagas em seleção de agentes territoriais de cultura da região Nordeste

Selecionados receberão bolsa de R$ 1.200,00 e auxílio inclusão digital por 12 meses, prazo que pode ser ampliado pelo mesmo período

Por Assessoria 15/05/2024 16h27 - Atualizado em 15/05/2024 23h49
Ifal oferta 11 vagas em seleção de agentes territoriais de cultura da região Nordeste
Ifal - Foto: Ascom Ifal

O Instituto Federal de Alagoas é uma das instituições participantes do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC). A iniciativa está selecionando 175 pessoas para atuarem como bolsistas do projeto de extensão de Agentes Territoriais de Cultura, ao menos 11 delas em Alagoas. Os selecionados receberão bolsa de R$ 1.200,00 e auxílio inclusão digital por 12 meses, prazo que pode ser ampliado pelo mesmo período.

O edital nº 01/2024 foi lançado no último dia 30 de abril pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e define o dia 27 de maio como prazo final para as inscrições.

Para participar, os candidatos devem dispor de 20 horas semanais, sendo cinco dessas horas dedicadas à formação e o restante em planejamento e execução. Além disso, devem ter acima de dezoito anos, bem como residir e possuir comprovada atuação na área cultural em seu território. O edital prevê ainda pontos extras a pessoas pertencentes a grupos minoritários, como apoio a políticas de afirmação.

Além de Alagoas, inicialmente o programa prevê a distribuição de 601 vagas, sendo 175 para os estados de toda a região Região Nordeste, ao todo. A capacitação dos agentes ocorrerá por meio de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC).

Seleção

As inscrições são gratuitas e serão realizadas exclusivamente pela internet, por meio do Mapas.Cultura.gov.br. São etapas da seleção a análise da atuação cultural, por meio de vídeo com a narração das experiências de atuação como agente cultural; entrevista e habilitação; análise dos documentos de habilitação da pessoa candidata.

(Imagem: Divulgação)