Educação

Governo e Vara da Infância e Juventude debatem ações preventivas para o combate à violência nas escolas

Na reunião, foi apresentado o sistema padronizado de ocorrências nas escolas que servirá de base para elaboração de políticas de prevenção

Por Agência Alagoas 21/02/2024 11h42
Governo e Vara da Infância e Juventude debatem ações preventivas para o combate à violência nas escolas
Reunião para tratar sobre violência nas escolas foi realizada na sede da SSP, no Centro de Maceió - Foto: Alan Fagner / Ascom SSP

A Chefia de Articulação de Políticas de Prevenção da Secretaria da Segurança Pública (SSP), se reuniu na última terça-feira (20), com representantes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e da Vara da Infância e Juventude para discutir medidas preventivas em relação à violência nas escolas.

Durante a reunião, foi apresentado um questionário que faz parte do sistema padronizado do Observatório de Segurança e Violência nas Escolas e visa coletar dados para sistematizar as informações sobre a violência nas escolas e ações de prevenção com foco no desenvolvimento e aperfeiçoamento de projetos ou programas de segurança escolar.

Esse questionário será inserido num grande sistema de ocorrência escolar, organizado pela SSP, e será alimentado pelos gestores das escolas, que irão registrar todas as ocorrências do ambiente escolar.

O sistema auxiliará na tipificação das ocorrências, definindo uma variedade de categorias como crimes contra o patrimônio, agressões, ameaças, posse de armas, assédio e questões disciplinares. De acordo com o chefe de Polícia Comunitária, capitão Alex Acioli, a ideia é entender quais tipos de situações são mais comuns e, com base nestes dados, desenvolver políticas para evitar que novas situações ocorram nos estabelecimentos de ensino.

“Serão trabalhados temas transversais de segurança pública e temas como bullying e cyberbullying de forma integrada com os profissionais de educação das escolas, como pedagogos, psicólogos e assistentes sociais. Assim, com a Seduc, vamos criar políticas para prevenir e reprimir a violência nas escolas e em toda a comunidade escolar, principalmente em seu entorno”, disse o oficial.

A promotora da Infância e Juventude, Alexandra Beurlen, destaca que houve uma mudança no perfil da violência na escola, mas que esse é um fenômeno novo para os brasileiros.

“Isso reflete, obviamente, em uma mudança social. Um adoecimento social muito grande. Mas que para gente ainda é relativamente novo. Embora pontualmente tenhamos esses atentados em alguns lugares, esse boom para a gente é novo. Então temos que entender como é que isso vai funcionar aqui dentro do Brasil e quais são as medidas preventivas mais efetivas”, afirmou.

Também participaram da reunião o chefe do Núcleo de Estatística e Análise Criminal (Neac/SSP), capitão Sidcley Santos; a auxiliar da Chefia de Prevenção, Maria Suely de Aquino; e o chefe do Núcleo de Desenvolvimento de Sistemas da SSP, sargento Ulisses Vasconcelos.

Já para a secretária executiva de Gestão da Rede Estadual, Sandra Vitorino do Nascimento, todo momento de construção coletiva é um momento de grande significado, principalmente quando se trata da segurança dos estudantes.

“Unidos, a gente consegue pensar em mecanismos para que de fato a gente consiga, cada vez mais, estar contribuindo com esse aluno que está dentro das nossas unidades. A violência é algo presente em todos os nossos contextos sociais e dentro de uma proposta de termos mecanismos preventivos, dentro das nossas unidades, é sempre muito valoroso estar contribuindo e discutindo sobre”, disse a secretária.