Educação
Prefeitura de Maceió garante alimentação mais saudável para estudantes
Secretária Jó Pereira reforça compromisso com a gestão da merenda escolar, valorização de servidores e incentivo à agricultura familiar
Além do reforço na merenda escolar em todas as unidades da rede pública municipal de ensino, por meio da realização de processos licitatórios e da compra da agricultura familiar, em 2023, a Secretaria de Educação de Maceió (Semed) garantiu algumas inovações no setor de Alimentação e Nutrição.
Em uma parceria inédita, a Prefeitura de Maceió e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/AL) realizaram, em setembro de 2023, a primeira formação de boas práticas para 450 merendeiros da rede pública municipal de ensino. A formação foi realizada em duas etapas e contou com nove turmas com direito a certificado emitido pelo Senac/AL, reconhecido nacionalmente.
Outras conquistas foram a inclusão da Feira da Agricultura familiar no calendário da rede pública municipal de educação e a inclusão, no edital do Processo Seletivo Simplificado (PSS) da Educação, lançado em novembro de 2023, dos cargos de nutricionista (dois para contratação imediata e 20 para cadastro de reserva) e merendeiro (50 para contratação imediata e 100 para cadastro de reserva).
Levando em consideração o grande número de crianças com autismo que estudam nas unidades de ensino municipais, a Semed iniciou, no segundo semestre de 2023, a inovadora e inclusiva Oficina Mão na Massa. Contemplando todos os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).
O principal objetivo do projeto é estimular o hábito de uma alimentação saudável para todas as crianças, trabalhando ainda a seletividade alimentar característica do autismo, por meio da produção de biscoitinhos e outras receitas produzidas pelos alunos.
Gestão democrática
Jó Pereira, secretária de Educação de Maceió, frisou que a alimentação escolar saudável e a nutrição das crianças e estudantes da rede pública municipal de ensino sempre estiveram entre os compromissos prioritários da pasta.
"Aliados à descentralização dos recursos voltados à merenda escolar e ao auxílio que a gestão vem buscando dar ao monitoramento e solução das demandas relativas à alimentação escolar, tanto no que se refere à prorrogação dos contratos com a agricultura familiar, quanto à licitação que permitiu o reforço da merenda na capital", pontuou.
A secretária ainda explicou que as mudanças garantem uma alimentação mais saudável e sustentável aos estudantes, o incentivo à agricultura familiar e ao empreendedorismo local e a valorização dos profissionais que atuam na rede pública municipal de ensino. "As medidas integram uma nova maneira de gestão na área", frisou.
Mais lidas
-
1Acidente
Vídeo: ônibus escolar cai em trecho da Serra da Barriga, em União dos Palmares; 17 pessoas morrem
-
2Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
3Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
4Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
5Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha