Educação
Semed distribuiu 14.560 vales-livro para alunos e professores na Bienal do Livro
Com uma vasta programação durante a Bienal Internacional do Livro, realizada em agosto, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) distribuiu 14.560 vales-livro durante os dez dias do evento, sendo 11.560 para estudantes, representando as 148 unidades escolares (Centros Municipais de Educação Infantil, escolas e Educação de Jovens, Adultos e Idosos), e três mil para professores.
Os vales tinham o valor de R$ 20 para os alunos e R$ 80 para os docentes. De forma autônoma, os estudantes puderam conhecer as livrarias parceiras e escolher, de acordo com suas preferências, as obras que desejavam comprar.
Ao todo, mais de seis mil visitantes externos e 12 mil estudantes da rede municipal de ensino conheceram o estande da pasta, que foi palco do lançamento do inovador projeto Se Liga no Ideb!, voltado para preparar os alunos do 5º e 9º anos da rede municipal para a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O quiz do Se Liga no Ideb!, com perguntas e respostas sobre assuntos de Matemática e Língua portuguesa, foi uma das atrações mais procuradas do estande.
A programação contou ainda com atividades diárias, como contações de histórias, por meio da equipe do setor de Biblioteca; exposições de livros didáticos e de literatura; lançamentos de obras literárias de servidores da educação municipal de outros autores e apresentações culturais. As ações tiveram a presença dos influenciadores Tiago Mochileiro, que ficou conhecido por viajar o país distribuindo livros à população mais vulnerável, Rafa Jaqueira e Lud Blogueirinha.
Sucesso de público, a palestra “O grande sonho”, ministrada pelo Capitão do Penta, Cafu, lendário jogador de futebol, e pela escritora da obra “A saga Cafu”, a jornalista Mariah Morais, encerrou em grande estilo a programação da Prefeitura de Maceió da Bienal Internacional do Livro.
Das 1.200 vagas disponíveis, 800 foram ocupadas por alunos da rede municipal de ensino, que receberam a biografia do capitão do pentacampeonato e puderam autografá-la. O ídolo do futebol contou ao público alguns episódios de sua vida, abordando temas como superação, trabalho em equipe e perseverança.
Em todas as 11 palestras promovidas pela Semed, ao longo do evento, estiveram presentes intérpretes de Libras, enfatizando o compromisso da Educação maceioense com o respeito e a inclusão.
O público que visitou a Bienal pôde escolher dentre uma gama de opções, como, por exemplo, a oficina de Libras, as mesas-redondas sobre a Educação Infantil e a importância das brincadeiras para o desenvolvimento das crianças.
Junto às Secretarias Municipais de Cultura e Economia Criativa (Semce) e de Trabalho e Economia Solidária (Semtes), foram desenvolvidas ações como a "Culturinha na Bienal", que promoveu shows de mágica, teatro de bonecos, oficinas de construção de brinquedos artesanais e bonecos de pano, e contação de histórias.
Além disso, foi disponibilizado um espaço para a exposição e a venda de produtos feitos pelas artesãs locais.
Mais lidas
-
1Acidente
Vídeo: ônibus escolar cai em trecho da Serra da Barriga, em União dos Palmares; 17 pessoas morrem
-
2Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
3Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
4Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
5Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha