Educação
Professoras inovam e oferecem cursos de Educação Financeira para a comunidade escolar
Sócias do P.R.A. capacitam professores e alunos na matéria que fará parte da grade curricular de 2024
Um grupo de três professoras em Alagoas é responsável por ser o primeiro a fornecer um curso de formação em Educação Financeira na comunidade escolar. Isso ganha importância pelo fato de a matéria, Educação Financeira, ser incluída na matriz curricular estadual a partir de 2024.
As professoras responsáveis por essa ação são da P.R.A. Educação Financeira, uma sociedade composta pelas educadoras Fabiana Pinto, Kátia Rodrigues e Glória Alves, todas qualificadas no campo da educação e formação continuada.
"Abordamos esse tema em sala de aula em um momento muito oportuno, pois o Estado de Alagoas vai incluir esta matéria na matriz com o mesmo peso que hoje dá para gramática, linguagens, a própria matemática, história e geografia", acrescentou a professora Kátia Rodrigues. Ela se refere à promulgação em setembro deste ano da Lei Estadual nº 8.992/2023, que inclui o tema Educação Financeira nas propostas pedagógicas dos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, públicos e privados em toda Alagoas, já a partir de 2024.
"Como é que a gente age em relação ao dinheiro?", pondera a professora Fabiana Pinto, uma das sócias do grupo. Segundo ela, nossos comportamentos são uma questão fundamental, e eles podem mudar nossa vida à medida que tomamos ciência de quanto esse tema é importante. "Precisamos entender como planejar, porque planejar, como gerir o dinheiro, como administrar esse dinheiro, como administrar as oportunidades financeiras para nossa vida e para a vida de nossa comunidade", completou a educadora.
"Buscamos estabelecer uma relação transparente com nossos clientes, oferecendo suporte de atendimento diferenciado, e estamos à disposição para fornecer maiores informações e aguardamos seu contato através de nossos canais de comunicação", informa Glória Alves, afirmando que essa adoção é boa para o jovem, que se desde cedo conhecer educação financeira se tornará um adulto muito mais responsável", completou a professora.
Capacitação da comunidade escolar
As professoras afirmam que o propósito da educação financeira é capacitar crianças e jovens para que eles possam tomar decisões e atuar de forma crítica e reflexiva em relação aos problemas e buscar soluções impostas pela vida econômica na sociedade.
Por ser uma nova matéria na matriz curricular é importante que os professores se capacitem para buscar a melhor maneira de transmitir esse conhecimento. E para que os alunos absorvam da melhor forma o ensinamento dos educadores, as professoras do P.R.A. oferecem um curso de formação para toda a comunidade escolar com 24 horas de duração, além de um curso de extensão com 60 horas.
Nos cursos da P.R.A., são oferecidos assessoria educacional, projetos e palestras sobre Educação Financeira, além da formação, tanto para professores quanto para os alunos. Sua principal missão é, exatamente, desenvolver habilidades com professores e gestores de instituições de ensino para garantir uma metodologia de fácil execução, aliada a uma didática atrativa para crianças, jovens e adultos em todas as disciplinas da educação básica.
"A P.R.A. EDUCAÇÃO FINANCEIRA está pronta para contribuir de forma positiva, oferecendo serviços personalizados adaptados às necessidades de cada comunidade escolar", informa o grupo, que é bastante ativo nas redes sociais, realizando lives gratuitas todas as quartas-feiras, às 20h, no Instagram da P.R.A.
Além disso, a empresa se compromete a estabelecer uma relação transparente com os clientes, fornecendo suporte de atendimento diferenciado. "Estamos à disposição para fornecer informações adicionais e esperamos ansiosamente seu contato através dos seguintes canais de comunicação", finalizou Fabiana Pinto.
A P.R.A. Educação Financeira é composta pelas educadoras Fabiana Pinto, que é mestra em educação, além de pedagoga da Cooperativa Sicredi e coordenadora do curso de Pedagogia da FAN/FGV. Maria da Glória Alves é graduada em Letras, articuladora de ensino e, assim como Fabiana, é uma formadora docente. Por fim, Kátia Rodrigues é graduada em Ciências Econômicas, com licenciatura em Matemática e especialista no Ensino de Matemática.
Mais lidas
-
1Acidente
Vídeo: ônibus escolar cai em trecho da Serra da Barriga, em União dos Palmares; 17 pessoas morrem
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
4Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
5Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha