Educação

Alunos participam de evento sobre livros escritos por autores de Alagoas

Após conhecerem as histórias em sala de aula, os estudantes visitaram as cidades que inspiraram as histórias

Por Assessoria 29/09/2023 18h10
Alunos participam de evento sobre livros escritos por autores de Alagoas
Evento é a culminância do trabalho realizado com livros paradidáticos de autores alagoanos - Foto: Assessoria

O incentivo à leitura e ao conhecimento sobre aspectos literários, culturais, geográficos e populares do estado de Alagoas foi tema da expocultura dos alunos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais (1º ao 5º ano), do Colégio Santíssimo Senhor, nesta sexta-feira (29). O evento é a culminância do trabalho realizado com livros paradidáticos de autores alagoanos.

Cada turma, durante alguns meses, vivenciou as histórias contadas em livros escritos por autores do estado. Os 1ºs anos trabalharam A Menina Singeleza (Renata Baracho), os 2º anos O marinheirinho do Pontal (Maryana Damasceno), os 3ºs anos O embrulho misterioso de Nina (Kemesson Lemos e Sara Albuquerque), os 4ºs anos Uma amizade Além do Tempo (Marília Matsumoto) e os 5ºs anos O que só as minhocas podem ver (Luana Teixeira).

Todas as obras retratam histórias ocorridas sobre aspectos da cultura ou de locais de Alagoas. Por exemplo, A menina Singeleza narra uma confusão entre diversos tipos de rendas e bordados que aconteceu na cidade de “Marechal Rendado”; já o Marinheirinho do Pontal, como o próprio nome sugere, a história é ambientada no bairro do Pontal da Barra, em Maceió; O embrulho misterioso de Nina se passa na cidade de Palmeira dos Índios; Uma amizade além do tempo acontece na cidade de Marechal Deodoro e O que só as minhocas podem ver teve inspiração na cidade de Penedo.

Para a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental, Anos Iniciais, Nívea Laís, a escolha dos livros teve o objetivo de promover a literatura local. “Todos os paradidáticos fazem parte da coleção Coco de Roda, da Imprensa Oficial Graciliano Ramos e eles narram histórias escritas por autores alagoanos. Com isso, nós estamos fomentando a literatura local e apoiando esses autores que trazem narrações belíssimas adequadas à idade dos nossos alunos”, observa a coordenadora.

Maryana Damasceno é a escritora do livro Marinheirinho do Pontal, que foi trabalhado pelos alunos dos 2ºs anos. Atualmente, morando no Rio Grande do Norte, a autora bateu um papo virtual com os alunos. “Quando eu, como escritora, coloco uma história no mundo, a imagino chegando em diversas pessoas, sendo lida, compartilhada. Ver crianças envolvidas com minha criação, trabalhando esse enredo dentro e fora da sala de aula, é a projeção da imaginação se transformando em realidade, e não tem como não ficar muito feliz com isso. Ressalto a importância dos educadores no processo da leitura, pois eles são grandes incentivadores e fundamentais na formação desse hábito tão importante, que forma uma geração mais crítica, criativa e livre”, contou Maryana.

Após discutirem as histórias em sala de aula, os alunos confeccionaram diversos trabalhos sobre o tema, além de viajarem durante aulas de campo para cada um dos locais onde as histórias foram contadas. Nesta sexta-feira, eles finalizaram o projeto com a expocultura, onde apresentaram para os outros alunos, familiares e toda a comunidade escolar o que aprenderam com as histórias que vivenciaram.

O evento contou ainda com a participação da banda da polícia militar de Alagoas, que fez uma apresentação.