Educação
Educação de Maceió participa de seminário sobre diversidade e direitos humanos
Evento aconteceu na sede do Ministério Público Federal em Arapiraca
A equipe da Coordenação-geral Técnica de Ações Educacionais de Direitos Humanos e Cidadania, da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Maceió, participou de um importante evento sobre educação e diversidade na sede do Ministério Público Federal (MPF), em Arapiraca.
O "Seminário dos Direitos Humanos e Democracia" aconteceu do dia 20 a 22 deste mês e teve o objetivo de ecoar e articular em espaços institucionais públicos pautas que envolvem os direitos humanos em Alagoas.
Foram representando a Semed o coordenador do setor, Luciano Amorim, e as técnicas Adriana Rocely, Cristina Lima e Denise Rocha. Além de ter participado de todo o evento, o setor realizou uma palestra sobre temas referentes à educação e gênero, à LGBTfobia na escola, e mostrou um panorama das ações e projetos realizados na rede municipal de ensino sobre as temáticas.
"A gente fez um panorama histórico e teórico sobre as questões que envolvem a diversidade, os atravessamentos e impactos sobre a diversidade, a base nacional curricular, as propostas de adequação dos planos estaduais e municipais de educação, a questão LGBT nas redes públicas de ensino, as problemáticas e avanços, as discussões de gênero no currículo escolar a nível nacional, estadual e municipal", explicou Luciano.
Para ele, a participação da Semed foi relevante porque fortaleceu parcerias e estabeleceu vínculos para ações, visitas técnicas e pedagógicas futuras, como também trouxe à tona questões pertinentes à contemporaneidade.
"Para a gente, enquanto setor, foi importante porque a gente conseguiu se atualizar no que tange aos debates de gênero e sexualidade, gênero e direitos humanos, diversidade e políticas públicas. Conseguimos afinar o debate sobre essas questões, como também estabelecer e fortalecer vínculos, principalmente com entes federados. A gente também conseguiu dar visibilidade ao trabalho que a Semed vem realizando, com a finalidade maior de fortalecer elos e construir políticas públicas", destacou o coordenador.
O evento contou com palestras, rodas de conversa, parada LGBTQIAP+ e outras atividades, com a participação de conselheiros da comunidade no estado, representantes do Ministério de Direitos Humanos, MPF, Ministério Público Estadual (MPE), da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (Semede) de Arapiraca, da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), coletivos LGBT e grupos de religião de matriz africana.
Mais lidas
-
1Acidente
Vídeo: ônibus escolar cai em trecho da Serra da Barriga, em União dos Palmares; 17 pessoas morrem
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
4Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
5Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha